Divulgar um restaurante ou um bar de forma criativa é possivelmente uma das decisões mais importantes que o executivo desse ramo deve tomar.

As possibilidades são imensas, portanto, a questão que fica é: como otimizar tempo e dinheiro para tirar o melhor proveito das estratégias de marketing disponíveis?

Com isso em mente, listamos abaixo algumas dicas de como unir o marketing e a criatividade para o sucesso do seu restaurante ou do seu bar. Confira!

1. Use as redes sociais

O famoso boca a boca foi elevado ao nível máximo após o surgimento das redes sociais. O que o empresário deve ter em mente é que as pessoas estão online 24 horas, 7 dias por semana — basta olhar ao seu redor e perceber quantas estão com seus celulares em punho nesse exato momento.

Ter um especialista que faça o gerenciamento dos perfis de sua empresa nas redes sociais é prover um boca a boca a todo instante. Interagir, comentar e compartilhar publicações que tragam valor e identidade ao seu público-alvo é o novo boca a boca. Um cliente engajado vale por mil estratégias de marketing!

2. Cuide de seus clientes regulares

É a sua clientela que o ajudará a criar e a determinar a reputação de seu estabelecimento. Não medir esforços para exceder todas as expectativas de seus clientes regulares é uma ótima maneira de divulgar um restaurante e garantir a fidelização deles.

Nada mais satisfatório para um cliente que frequenta um estabelecimento regularmente que vivenciar um ambiente que o deixe à vontade e no qual ele se sinta bem-vindo.

3. Interaja com seus clientes

Desde os primórdios da civilização, já compreendemos que é virtualmente impossível agradar a gregos e a troianos. O que o empresário pode lançar mão, entretanto, é priorizar a comunicação com aqueles que têm algo de negativo a dizer sobre seu estabelecimento.

Ignorar críticas é perigoso para a reputação de sua empresa. Portanto, comunique-se com os clientes insatisfeitos, apresentando soluções para seus problemas e se mantendo totalmente a disposição deles para conversarem melhor e, juntos, resolverem o problema.

Essa aproximação do consumidor insatisfeito é uma das melhores atitudes que você pode fazer para divulgar sua empresa.

4. Cuide de sua equipe

Embora a internet seja de vital importância no mercado atual, as relações pessoais ainda têm um papel fundamental nos modelos de negócios.

“Cuidar” de seus colaboradores promove um ambiente de trabalho harmonioso, além de ganhar o engajamento de sua equipe quando o assunto for encantar o cliente.

Planeje um momento durante o mês para conversar com seus colaboradores e ouça o que eles têm a dizer. Reconheça os esforços, valorize suas funções e faça-os saber que eles são parte do sucesso de sua empresa.

Assim, seus funcionários se tornam divulgadores naturais do seu negócio.

5. Fique atento aos formadores de opinião

Os formadores de opinião surgiram com a popularização das redes sociais e devem ser levados em consideração ao estabelecer suas estratégias de marketing sobre como divulgar seu restaurante.

Convidar um desses formadores de opinião para um happy hour em seu estabelecimento e pedir para que ele escreva sobre a experiência para seus seguidores pode alavancar sua popularidade.

Pesquisar e investir em maneiras criativas de como divulgar seu restaurante pode ser o empurrãozinho que sua empresa precisa para cair no gosto popular e colocar seu estabelecimento no roteiro dos melhores hotspots de sua cidade.

Essas foram algumas dicas para divulgar seu restaurante ou seu bar de maneira criativa. Gostou? Então, deixe seu comentário!