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Negócios no ramo alimentício costumam representar um bom investimento. Mas não basta possuir capital e abrir mais um restaurante na esquina sem planejar. Quem pensa em ingressar nesse ramo de atividade e em abrir um negócio, precisa pensar em um diferencial para atrair a clientela e estar à frente da concorrência.

Criatividade e ousadia são caminhos interessantes, mas as apostas tradicionais também podem ser certeiras. Nesse texto, trazemos diferentes sugestões de nichos de mercado para empresários interessados no ramo alimentício.

Além disso, incluímos práticas e cuidados que devem ser seguidos para aumentar as chances de sucesso e apresentamos as vantagens de cada modelo. Vamos conhecer essas ideias?

Alimentação saudável

Alguns clientes não estão preocupados em matar a fome apenas. Eles querem também alimentos saudáveis e, para saciar essa demanda, procuram os restaurantes funcionais e orgânicos. A empresa não precisa oferecer somente alimentos que se enquadram nesta categoria, mas abrir alguns espaços das suas prateleiras para eles.

É importante estudar a respeito e, talvez, até contratar um nutricionista capaz de indicar os produtos ideais para a loja e para o estoque. Vendedores precisam conhecer bem as propriedades dos produtos. Se a loja focar somente em alimentos funcionais, o ambiente precisa reforçar as características específicas desse tipo de nicho de mercado.

Os restaurantes com produtos funcionais e orgânicos ajudam seus clientes a retardar o envelhecimento, a prevenir e a combater doenças. Por isso, possuem boa demanda.

Foodtruck como opção do ramo alimentício

Invadindo as ruas de algumas cidades brasileiras, os foodtrucks se multiplicaram em eventos nos finais de semana e balançaram o mercado. Quem está interessado em se lançar nesta moda precisa se atentar para as leis específicas desse modelo de negócios, que possui exigências específicas.

A operação do negócio também precisa ser bem cumprida em todas as etapas: compra, manipulação, regras da vigilância sanitária, armazenamento e atendimento. É interessante procurar grupos de empresários que costumam montar seus foodtrucks em espaços compartilhados e organizam eventos para atrair o público.

Uma das grandes vantagens dos foodtrucks é o baixo custo de investimento, que costuma atrair empresários com capital financeiro mais modesto.

Franquias de sucesso

Os empresários que não querem “atirar no escuro” podem apostar em franquias de sucesso. Entretanto, se antes de implementar uma empresa, é necessário fazer uma análise de mercado, nesse caso, a análise de mercado pode até dispensar a ideia. Isso porque dependendo do resultado dela, o empresário pode perceber que sua região não precisa de mais um McDonald’s ou de um Subway.

Por outro lado, se a região está carente de lojas como essas, apostar nelas pode ser uma ótima opção. Empresários interessados em abrir franquias devem ter afinidade com a área e dominar todos os “setores” da empresa.

Franquias de sucesso conhecem o mercado e estão consolidadas. Elas são preocupadas com as exigências da lei, oferecem suporte aos franquiadores e possuem estratégias de divulgação certeiras. A divisão de responsabilidades é fator que faz das franquias um investimento seguro e rentável.

Casas temáticas

Você pode montar um restaurante só de comida japonesa ou mexicana. Ou trazer as características da cozinha nordestina para um restaurante no sul do país e vice-versa. Você pode apostar também em frutos do mar e abrir um negócio à beira-mar ou um estabelecimento com cardápio com opções gourmet. O grande desafio de uma casa temática é ter criatividade para inovar.

As casas temáticas possuem a vantagem de ser a primeira opção dos clientes que querem experimentar a culinária de outros países, por exemplo, ou consumidores que buscam experiências específicas relacionadas à cultura de outras regiões.

Delivery

Cada vez mais pessoas querem escolher sua comida por meio de toques no celular e o mercado de aplicativos delivery estourou. Praticidade é a palavra-chave desse ramo. Portanto, o serviço deve funcionar bem, a entrega não pode falhar e a logística tem que ser eficiente.

A comida não pode chegar em mal estado. Para o cliente, não importa se o serviço de entrega é terceirizado, mas, sim, se o lanche vai chegar bem conservado. As vantagens de abrir um negócio nesse ramo é que o sistema delivery é uma tendência de mercado por conta da comodidade oferecida ao cliente.

Gostou das dicas? Conhece mais ramos de atividades que podem ser um bom investimento no ramo alimentício? Partilhe sua experiência nos comentários!