Untitled-1 copy
Ao contrário do que se imagina por aí, a pizza não foi inventada na Itália. Há mais de 5000 anos, hebreus, babilônios e egípcios já apreciavam a massa. Trezentos anos antes de Cristo, os fenícios acrescentavam à chamada piscea um molho com carnes e cebola e, só na Idade Média, ela chegou à Nápoles, na Itália.

Com todas essas histórias, não há sombra de dúvidas que a pizza é um dos pratos mais apreciados no mundo, especialmente, se você tiver oportunidade de experimentar diversos sabores. E é por isto que os rodízios fazem tanto sucesso.

Quer conhecer as vantagens e como organizar um rodízio de pizzas em seu restaurante? Acompanhe!

Quais as vantagens de um rodízio de pizzas?

Para os consumidores, a relação custo-benefício é extremamente benéfica, especialmente, para quem come muitas fatias.

O proprietário também lucra com o serviço, pois, além de ganhar mais chances no mercado, algumas pessoas comem muito e outras nem tanto, fato que ajuda no equilíbrio da balança.

Como organizar um rodízio de pizzas?

Oferecer comida à vontade exige boa organização e agilidade no serviço. Por isso, é importante ter muitos funcionários à disposição, desde os garçons até profissionais da cozinha.

Calcula-se que, em média, em um restaurante com capacidade para 100 pessoas, sejam necessários, no mínimo, 15 garçons, 3 cozinheiros com 2 ajudantes de cozinha cada, uma pessoa na administração, duas pessoas no caixa e um financeiro. Atenção ao treinamento de todos, para que o atendimento ao cliente seja mais um de seus diferenciais.

Implantar um negócio demanda pesquisas e observação criteriosa de dados. Tenha o cuidado de estudar os seus consumidores locais. Não implante um rodízio de pizzas em lugares em que a clientela prefira encomendar pizza em um serviço de delivery ou à la carte. Faça uma pesquisa de mercado antes de alugar ou adquirir o imóvel, tendo em mente que o ponto precisa ser comercial e precisa oferecer espaço para estacionamento de veículos.

Investir na qualidade do ambiente é vital para que o cliente se sinta confortável em seu restaurante. Invista em toalhas de mesa, serviço de bufês de salada, guardanapos de tecido e bom talheres, como se sua clientela estivesse em um restaurante à la carte.

Embora o gasto pareça grande no início, a quantia é rapidamente recuperada com um cliente bem satisfeito. Tudo isto é essencial para fidelizar a clientela, que não só é atraída pelo preço da comida, como também pela qualidade do serviço.

Procure também oferecer variedade no cardápio, atendendo a diversos hábitos alimentares.  Com a crescente busca por ambientes mais caseiros, fornos à lenha também são um diferencial interessante para o seu negócio. Invista também em equipamentos que possam agilizar o preparo das pizzas.

Implantar um serviço de entregas pode ser interessante para que mais consumidores conheçam os seus produtos.

Como estabelecer valores?

A margem de lucro dos restaurantes que oferecem rodízio de pizzas é relativamente baixa, representando entre 11% a 13% do total. Por isso, os gastos devem ser geridos com bastante atenção.

Tenha o cuidado de não repassar todo o investimento na qualidade dos alimentos, afetados pela alta da inflação, ao consumidor final. Leia algumas das nossas dicas para reduzir custos em seu restaurante!

Uma das soluções é estabelecer uma política de redução do desperdício, que é bastante alto em restaurantes com serviços de rodízio, caso o administrador não se atenha. Treine seus garçons para perguntarem ao cliente o que ele não gostaria de consumir, evitando o gasto desnecessário de alimentos no preparo da pizza.

Alguns estabelecimentos cobram por desperdício, o que pode ser feito se o atendimento de seu restaurante for impecável. Calcule bem o índice de perdas com matéria-prima: o procedimento é importante para verificar aonde estão indo os seus gastos.

Uma alternativa ao desperdício de alimentos é estudar, junto a profissionais de Nutrição, a possibilidade de reaproveitar ingredientes que seriam jogados fora, tais como a casca e a cabeça do camarão, por exemplo. Confira aqui outras dicas para reduzir o desperdício em seu restaurante!

Viu só como organizar um rodízio de pizzas pode trazer ainda mais competitividade ao seu negócio? Se você gostou de nossas dicas e quer ser o primeiro a receber as nossas novidades, assine nossa newsletter!