caculaando-custos-despesas
O sucesso de um negócio depende do monitoramento constante da balança entre receita e despesas. Entretanto, como o faturamento é algo mais difícil de controlar, um empresário deve estar sempre atento às possibilidades de cortar custos para maximizar os seus lucros, se deseja manter o seu estabelecimento comercial no azul.

Com o objetivo de ajudá-lo na tarefa de diminuir os gastos do seu negócio, reunimos  a seguir cinco dicas simples. Confira algumas ações que você pode implementar imediatamente para reduzir as despesas.

Evitar o desperdício de suprimentos e produtos

Faça um estoque de acordo com a sua demanda e realize um monitoramento constante tanto do que está sendo consumido, quanto da validade dos produtos. Adapte os pedidos a esse fluxo!

Se observar que algum produto se aproxima do prazo de vencimento, faça promoções direcionadas para queimar o estoque. Melhor vender mais barato do que ter que jogar fora, concorda? Para saber mais como reduzir o desperdício de comida em restaurantes, clique aqui.

Otimizar a jornada de trabalho

Analise quais são os seus horários de pico e quais são os mais vazios. Concentre a equipe no momento que você mais precisar dela.

Estude se vale a pena funcionar nos horários de menor movimento. Dessa forma, você evita pagar hora extra desnecessariamente e ainda consome menos energia e água.

Reduzir despesas com água e energia

Troque as lâmpadas e aparelhos eletrônicos velhos. O efeito na sua conta vai ser rápido. Identifique possíveis fontes de desperdícios, como vazamentos de água no banheiro ou perdas no sistema elétrico.

Além disso, instale sensores de presença em ambientes como banheiros e corredores. A luz não precisa ficar acesa se não tiver ninguém por lá, certo?

Negociar o seu plano de telefonia e internet

As operadoras costumam ter planos mais vantajosos para as empresas. Pesquise os pacotes disponíveis no mercado, a partir dos gastos de minutos e tipos de ligação que a sua empresa necessita.

Se a sua operadora não é a mais barata, negocie com ela! Se não conseguir o melhor preço, mude para a que for mais barata, desde que não haja perda de qualidade no serviço, é claro!

Discutir seus gastos com tributos e dívidas

É importante conversar com seu contador sobre as opções de pagamentos de impostos. Peça que ele avalie se a sua empresa está enquadrada na melhor modalidade possível.

Estude a possibilidade de adiantar pagamentos ou fazer algumas quitações de empréstimos e financiamentos à vista como uma forma de conseguir abatimentos. Evite atrasar suas obrigações para não pagar multas.

O melhor uso dos recursos significa se tornar mais competitivo. No entanto, é importante lembrar que o empresário, no intuito de reduzir despesas, não deve prejudicar a qualidade do serviço prestado ou comprometer seus investimentos no estabelecimento comercial. Afinal, esta economia não pode gerar desconforto  para os consumidores.

Ao reduzir a iluminação da sua lanchonete, por exemplo, os clientes não podem ficar incomodados. Fique atento a qualquer reclamação motivada pelas medidas de economia. As ações devem ainda acompanhar sempre o seu plano de negócios atualizado e ter como objetivo a saúde financeira do empreendimento, sem gerar prejuízos aos serviços ou aos produtos. Em tempos de crise, estes cuidados podem ajudar sua empresa a continuar crescendo.

E aí? Tem alguma dica interessante para reduzir rapidamente despesas sem comprometer o funcionamento do estabelecimento? Compartilhe conosco!