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Infelizmente, muitas empresas deixam de aproveitar as oportunidades dos momentos de crise para continuarem a crescer, exatamente por acharem que essa evolução é impossível, já que a inflação está alta, os impostos estão aumentando e as perspectivas para o resto do ano não são nada boas. Mas aí é que está o erro, porque é justamente na crise que os negócios mais inovadores conseguem se destacar da concorrência, atraindo mais clientes e, inclusive, expandindo seus resultados. Quer saber como crescer durante a crise? Então confira este texto e descubra já:

Realize ajustes financeiros

Independentemente do ramo de atuação da empresa, momentos de crise exigem que as finanças estejam na mais perfeita ordem. Nesse cenário é preciso cortar gastos onde houver desperdícios e buscar aproveitar ao máximo a renda do seu negócio. Especificamente para o ramo de serviços alimentícios, isso significa, por exemplo, manter um fluxo de caixa saudável, com dinheiro suficiente para pagar em dia seus fornecedores e funcionários, afinal, nenhum restaurante sobrevive sem os produtos do cardápio e as pessoas para prepará-los e servi-los, certo?

Cuide de seus recursos humanos

Por falar em funcionários: aproveite para valorizá-los ainda mais nesses momentos de dificuldade econômica, explicando e eles quais realmente são as dificuldades enfrentadas e as razões pelas quais algumas mudanças serão necessárias. Se for preciso enxugar sua equipe e realizar algum corte de funcionários, escolha manter aqueles que prestam um melhor atendimento e que têm maior potencial de crescimento. Se possível, estabeleça metas de atuação no dia a dia do restaurante, objetivos que, quando atingidos, podem gerar bônus e outros tipos de incentivos financeiros. Isso pode servir como motivação para que seus funcionários se esforcem ainda mais.

Foque sempre na qualidade

Em vez de expandir seu cardápio e testar novos pratos, que tal focar naquilo que você faz melhor? Quais são as especialidades do seu estabelecimento? Esses são os produtos que o diferenciam da concorrência? Aposte neles! Ainda que com menos variedade, estabelecimentos que oferecem produtos de melhor qualidade a seus clientes acabam não só mantendo como expandindo seus negócios mesmo em tempos de crise.

Pense também na inovação

Só porque você escolheu focar naquilo que faz de melhor, nada o impede de considerar as ideias inovadoras que surgem ao longo do caminho. Teve algum insight para se destacar no mercado? Por que não colocá-lo em prática? Em dias e noites menos movimentadas, procure testar um ou outro prato que pode vir a fazer mais sucesso em seu estabelecimento, buscando o feedback dos clientes para aprimorar cada vez mais a receita. Quem sabe esse teste não é bem-sucedido e entra para o cardápio oficial do restaurante? E saiba que a inovação também pode surgir na forma de prestação de serviço, na ambientação do restaurante e até mesmo no tipo de público-alvo que você busca atrair.

Enxugue seu modelo de negócio

Para crescer durante a crise, o ideal é que seu modelo de negócio seja o mais compacto possível, facilitando assim a adaptação às flutuações inerentes ao mercado. Com isso em mente, se você tem uma loja no shopping, por exemplo, já pensou sobre a economia e o dinamismo de mover seu negócio para um quiosque ou um estande? Essas estruturas mais enxutas demandam certa adaptação — às vezes até do cardápio —, mas podem garantir reduções de custo e uma maior movimentação em seu estabelecimento!

Agora nos conte: o que você tem feito para crescer durante a crise? Qual das nossas dicas chamou mais sua atenção? Compartilhe suas estratégias conosco aqui nos comentários!