Cafe
Como as cafeterias estão hoje cada vez mais presentes no cotidiano dos brasileiros, é importante que o empreendedor saiba inovar na prestação de serviços nesse setor, bem como nos próprios produtos oferecidos aos clientes. Seja em relação à qualidade do café ou à ambientação da loja, o segredo está em se destacar da concorrência para manter uma boa cartela de clientes. Quer saber direitinho como alcançar esse objetivo? Então confira nossas dicas sobre como inovar em cafeteria:

Sirva o café de outras formas

Que tal sair um pouco da rotina do café espresso ou coado? Já que existem várias outras maneiras de servir essa bebida aos clientes, por que não apostar nelas? Esse é o caso, por exemplo, da prensa francesa, da cafeteira italiana, da cafeteira globinho e até mesmo de filtros de papel mais elaborados. Se você quiser ser bem tradicional, mas ainda assim impressionar os frequentadores da sua cafeteria, saiba que também é possível usar pequenos coadores de pano, servindo e preparando o café na própria mesa. O cheiro de café sendo coado na hora é de dar água na boca!

Dissemine a cultura do café

Não subestime seus clientes, aproveitando para apresentá-los à cultura do café, já que essa é uma tendência mundial que pode ajudar não apenas você, mas o setor como um todo. Quanto mais seus clientes forem informados sobre as diferentes formas de moagem, de cultivo, de preparo e tudo o que envolve a produção do grão até sua oferta no mercado, maiores serão suas chances de fidelização.

Ofereça mais opções do grão

Para dar aos clientes mais autonomia e ainda colaborar com a divulgação da cultura do café, procure informá-los sobre os vários tipos de grãos disponíveis em sua cafeteria. Se possível, tenha amostras para que os interessados possam sentir o aroma e decidir qual será a escolha do dia.

Disponibilize livros em sua loja

Quer reter mais clientes em sua cafeteria? Que tal disponibilizar livros para leitura — e talvez até para a venda — em sua loja? Assim você consegue fazer com que os frequentadores fiquem por ali durante mais tempo e, consequentemente, acabem consumindo mais! Não se esqueça que muitos apreciadores de café gostam de tomar bem mais que uma xícara por vez, viu? Essa pode ser uma ótima forma de manter um fluxo maior de consumo em seu estabelecimento.

Proporcione rede wi-fi gratuita

Hoje em dia oferecer uma conexão wi-fi gratuita é uma forma mais que essencial de atrair clientes. Muitas empresas já fazem sucesso não só no Brasil como no mundo todo seguindo essa tática — é o caso, por exemplo, da Starbucks. Basta oferecer uma boa conexão para seus clientes para logo ver sua cafeteria se encher de internautas.

Observe as inovações da concorrência

Como seus concorrentes têm lidado com a inovação? O que funcionou e o que não funcionou para eles? Não custa nada fazer uma pesquisa de tempos em tempos, analisando o cenário geral a fim de verificar essas experiências, tomando-as como aprendizado para seu próprio negócio. Aprender com os erros — e, claro, com os acertos — de quem chegou primeiro ao mercado pode ser essencial para sua loja.

Tenha um cardápio elaborado

Ofereça um cardápio variado e diferente. Mas atenção: isso não significa ter uma carta com muitos itens! Procure oferecer a seus clientes algumas poucas variedades de bolo e uma opção de bolo do dia, que possibilitará a utilização de ingredientes mais frescos e alimentos sazonais, variando o cardápio. Tenha também opções de café gelado, frapê de café, coffee shakes e outras bebidas mais refrescantes, que fazem um enorme sucesso especialmente no verão!

Aposte em ingredientes únicos

É possível escolher ingredientes únicos para servir seus cafés de uma forma diferente. Um café espresso com anis estrelado, por exemplo, pode agradar aqueles de paladares mais apurados. Já clientes com inclinação para doces podem curtir receitas como um café com creme de paçoca ou com doce de leite. Faça o teste e avalie a saída de cada inovação para atestar a validade de sua permanência no cardápio!

E por falar em ingredientes únicos e cardápios elaborados, que tal oferecer um pudim gourmet de café em sua loja? Siga nossas dicas sobre como inovar em cafeteria e não se esqueça de voltar aqui para dividir os resultados e suas impressões conosco!