A importancia de uma limpeza profissional em seu restauranteSe você é dono de um estabelecimento no ramo alimentício, sabe que ter um restaurante exige bastante trabalho e cuidado. É importante prestar atenção em detalhes como a qualidade dos ingredientes, a beleza do ambiente e, claro, a higiene do local! Afinal de contas, um restaurante livre de sujeiras, além de causar uma ótima impressão nos clientes, garante a qualidade das refeições.

Quer saber como e por que manter seu restaurante simplesmente tinindo? Então confira a seguir nossas dicas pra lá de práticas de limpeza profissional:

Cozinha

A cozinha industrial exige uma inspeção bem rigorosa, uma vez que ali são armazenados os alimentos e é onde os pratos são preparados e despachados diretamente para a mesa dos clientes. A movimentação de funcionários e os resíduos de comida são os principais fatores que contribuem para o acúmulo de sujeira nesse local.

Assim, para garantir uma cozinha sempre limpinha, inspecione cada detalhe, principalmente atrás dos fogões, dentro das geladeiras e nos cantos dos balcões. Invista em produtos específicos e de qualidade para garantir que o ambiente tenha uma higienização completa.

Outro ponto essencial é a limpeza dos pratos, copos e talheres. Além de higienizados, é importante que não estejam com defeitos, rachaduras ou manchas. Mantenha-os com cara de recém-adquiridos e, sempre que possível, faça a reposição das peças mais gastas.

Banheiro

O banheiro também diz muito sobre seu estabelecimento! Por ser uma área usada frequentemente por muitas pessoas, garanta que ele seja limpo pelo menos duas vezes ao dia, colocando sempre à disposição dos clientes materiais de higiene — como papéis, sabonetes e álcool em gel — e checando se as lixeiras não estão cheias demais.

Salão

É verdade que uma boa decoração é agradável e chama a atenção, porém, de nada adianta fazer esse investimento se tudo não estiver limpinho. Por isso, mantenha o chão e as mesas sempre higienizadas, usando produtos específicos e eficientes.

Além disso, preste atenção nos lugares menos óbvios que podem acumular poeira, como enfeites, quadros e balcões. Lembre-se também de dar uma atenção especial à limpeza e à manutenção dos itens que ficam nas mesas, como toalhas, cardápios e recipientes para temperar a comida, como saleiros.

Funcionários

Além de o ambiente estar devidamente limpo, também é de extrema importância que seus funcionários passem uma boa imagem para os clientes. Assim, fique atento e converse com eles, explicando a impressão que um visual desleixado pode passar.

Manter as unhas sempre limpas e curtas, ter barba aparada e cabelos, quando compridos, presos, são alguns bons exemplos de práticas recomendáveis no dia a dia. Os uniformes também devem estar limpos e sem manchas, além de ser de extrema importância que os funcionários que trabalham diretamente na cozinha usem luvas, toucas e aventais para evitar o contato de resíduos com a comida.

Para garantir uma limpeza profissional, o ideal é contar com pessoas que realmente entendam do assunto, contratando um time de especialistas. Assim você terá a certeza de que cada cantinho do seu restaurante está adequadamente higienizado. Nesse caso, assim como em tantos outros, os detalhes são essenciais!

E você, o que faz para garantir a limpeza do seu restaurante? Compartilhe suas táticas aqui em nossa seção de comentários! Participe!