5 dicas para melhorar o cardapio do seu hotelVocê sabia que até o design do menu pode influenciar as decisões de compra do cliente? Pois se o restaurante do seu hotel anda meio às moscas, pode ser que o problema esteja no cardápio! Essa possibilidade nunca sequer passou por sua cabeça? Pois aí pode estar seu maior erro! Então leia o texto a seguir e descubra como você pode melhorar o menu para atrair a clientela e incentivar pedidos:

Use fotos para dar um up no cardápio

Uma pesquisa feita pelo portal Grits&Grids mostrou que quando se usa imagens no cardápio as decisões dos clientes são muito mais rápidas e assertivas. E não é de se estranhar, afinal, quem não iria querer pedir aquele prato que tem uma cara ótima no menu? Mas atenção: para não errar feio é preciso contar com fotos profissionais e muito bem feitas, viu?

Conte com descrições em outros idiomas

Mesmo que a região em que seu hotel se localiza não receba muitos turistas gringos, ainda há chances de você hospedar um estrangeiro vez ou outra. Nesse caso, já pensou que o restaurante do hotel pode ser exatamente o conforto ideal para quem não quer se aventurar sozinho na culinária local? Assim, para deixar o hóspede à vontade e mostrar que seu hotel tem tudo de que ele precisa, não deixe de oferecer descrições de pratos e bebidas no cardápio em português e também em traduções profissionais para idiomas como o inglês e o espanhol. Dessa forma, além de atrair os turistas que não estão entendendo nada do menu de outros estabelecimentos, essa medida ainda poupa embaraçosas tentativas de comunicação entre clientes e garçons.

Saiba mostrar os preços sem assustar

Segundo um estudo da escola de hotelaria da Universidade de Cornell, retirar os símbolos da moeda — como R$ ou $ — do cardápio faz com que os clientes gastem mais. Outra ideia que pode deixar o freguês mais propenso a não economizar na refeição é não listar todos os preços dos pratos em uma coluna, já que essa atitude incentiva a comparação, fazendo com que os clientes se decidam pelo prato mais barato. O recomendável é incluir os valores logo depois dos nomes dos pratos. Usar números fracionados — como 29,90 em vez de 30 — também é uma boa estratégia para fazer tudo parecer menos caro.

Aposte em nomes diferentes para os pratos

Sabia que usar nomes como lasanha à bolonhesa da mama faz com que os clientes se sintam mais motivados a comprar do que se você chamar seu prato simplesmente de lasanha à bolonhesa? Portanto, para conquistar a clientela pelo estômago e pelo coração, fuja do tradicional e use a criatividade na hora de nomear as opções do seu menu. Vale relacionar os pratos a um tema, como cinema, música ou até mesmo atrações da região onde o hotel se encontra! Que tal?

Faça do café da manhã uma atração à parte

Além de implementar todas essas mudanças no cardápio do seu hotel, é preciso, antes de mais nada, garantir a qualidade da comida, afinal, ela é que será o carro-chefe do restaurante, não é mesmo? E quando falamos de hotel, é preciso ter um cuidado especial com o café da manhã. Hoje em dia, ter um café da manhã no mínimo diversificado é pré-requisito básico para qualquer hospedaria que se preze, mas para aumentar ainda mais o sucesso do seu restaurante, a ideia é ir além. Invista em variedade, conte com frutas e laticínios fresquíssimos, ofereça produtos regionais e crie um buffet imperdível, que inclusive possa ser aberto a quem não é hóspede por um preço fixo.

Com a fama do café da manhã delicioso e um menu muitíssimo bem elaborado, não tem por que o restaurante do seu hotel não ficar cheio em todas as refeições! Pronto para as mudanças? Só não se esqueça de comentar aqui contando o que achou das nossas dicas, viu? E continue acompanhando o nosso blog para conferir receitas que certamente farão o maior sucesso entre seus clientes!