garage_burger_af04

Os bares são simplesmente essenciais para a vida noturna de qualquer cidade, não é verdade? Com bebidas, comidas e um ambiente normalmente bem agradável, eles se tornam a opção perfeita para quem quer se divertir, encontrar amigos, fazer um happy hour com a galera do escritório e paquerar. Mas com tantos bares disponíveis no mercado, como se destacar? A resposta é simples: investindo em um tema para de diferenciar.

Por terem características diferenciadas de bares comuns, os bares temáticos se tornam procurados tanto por quem mora na cidade e quer conhecer um lugar diferente quanto por turistas curiosos para conhecer a vida noturna local. Pronto para aprender a criar um bar temático de sucesso? Então confira nossas dicas:

Escolha um tema que tenha a ver com sua personalidade

A primeira e primordial parte é escolher um tema que atraia clientes e que também reflita um pouco da sua personalidade. Uma boa alternativa é se basear em sua descendência. Assim, se sua família é mexicana, que tal abrir um bar com essa temática? Como terá uma certa familiaridade com o cenário, saberá exatamente que tipo de elementos incluir em seu bar, como decoração, bebidas e comidas, além de outras atrações.

Outra opção é criar um tema baseado em um filme, uma época ou em um estilo musical de que você goste muito. Que tal montar um bar com temática Velho Oeste, inspirar-se nos anos 50 ou até mesmo caracterizar seu estabelecimento com uma temática geek? O que vale aqui é ser bem criativo e colocar toda a sua paixão no estabelecimento!

Pesquise para saber se seu bar é original na cidade

Se você mora em uma cidade grande, como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, por exemplo, é bem provável que alguém já tenha tido a mesma ideia que você. Por isso, pesquise bem para saber se já existem muitos bares com a mesma temática escolhida por você, avaliando se vale a pena insistir no tema ou se é melhor escolher algum outro.

Uma alternativa, caso já existam bares demais com a temática desejada, é realmente mudar o foco. Nesse cenário, caso você estivesse pensando em um bar inspirado em praias, o que acha de mudar um pouco a perspectiva e especificar o tema, focando no fundo do mar, em cruzeiros ou qualquer outro assunto que remeta à marinha? Com o tema em mente, é hora de passar para o nome, que deve ser bem criativo, refletindo toda a personalidade que você quer dar ao bar.

Invista na montagem de um cardápio igualmente criativo

As pessoas vão a bares para comer e beber bem, certo? O local e o serviço são importantes, claro, mas precisam necessariamente vir acompanhados de boa comida! Assim, na hora de montar o cardápio, use como referência a temática de seu bar e crie pratos e bebidas com visuais, sabores e nomes criativos.

Outro ponto importante diz respeito à variedade desse cardápio. Ofereça opções que possam abranger todos os públicos. Se todas as opções de pratos tiverem carnes, por exemplo, ofereça pelo menos uma opção vegetariana. Quanto às bebidas, pense também no público que não bebe, investindo em refrigerantes, sucos e drinks não alcoólicos.

É de extrema importância ter uma equipe competente na cozinha do bar, pois são eles os responsáveis por oferecer comidas e bebidas de qualidade, preparadas com carinho. Por isso, contrate bons profissionais, que saibam como atender bem o público e que sejam cordiais e atenciosos. Dessa maneira, mais pessoas se sentirão à vontade para provar o seu cardápio e frequentar o seu bar!

Lembre-se de que a decoração é um ponto crucial

Fato é que, hoje em dia, as pessoas não saem apenas para comer e beber. Elas procuram por ambientes que sejam criativos, bonitos e diferentes — muitas vezes para tirar fotos e postar em redes sociais. E como a decoração é que normalmente causa a primeira impressão nos clientes, investir nela é regra de ouro!

Use objetos, cores e artigos de decoração condizentes com o tema do seu bar. Com isso você permitirá que o público entre em um mundo diferente por pelo menos algumas horinhas, garantindo ainda mais diversão em seu bar temático. Outra dica é ter alguma atração interativa em seu bar, como karaokê, jogos ou até mesmo música ao vivo. Procure por atrações que sejam condizentes com o tema. Quanto mais os clientes se divertirem em seu bar, mais tempo ficarão por lá, consumirão mais e provavelmente voltarão com amigos.

Aposte em uma boa estratégia de divulgação do seu bar

Agora que você já sabe como criar um bar temático bonito, com comida boa e um ambiente legal, está na hora de divulgar, investindo no marketing do seu estabelecimento. E aqui vale apostar na criação de perfis nas redes sociais, na impressão de folhetos, banners e o que mais estiver ao seu alcance. E por mais que divulgar a inauguração de seu bar seja de extrema importância, o trabalho não pode parar por aí!

Mantenha-se sempre na mídia, divulgando novidades no cardápio, curiosidades e compartilhando postagens de quem tirou fotos e falou bem do seu bar. Crie também promoções, como dias de descontos especiais, além de oferecer mimos para aniversariantes e grupos. Só não se esqueça de divulgar tudo, viu? Outro ponto importante é estar em contato com seu público, escutando sempre as sugestões, as reclamações e os elogios, que ajudarão com a melhora contínua da qualidade de seu estabelecimento.

Prontinho para montar o bar temático mais reconhecido e bem-sucedido da cidade? Então comente aqui e nos conte se já tem um tema em mente! Compartilhe seus planos conosco!