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Popularizada há poucos anos, a palavra gourmet ganhou as ruas e fãs incondicionais tanto no Brasil como no resto do mundo. Geralmente associado a pratos ou ingredientes mais refinados, que pertencem à alta gastronomia — e, justamente por isso, mais caros —, o termo gourmet passou a ser associado também a produtos ou serviços premium, uma categoria mais requintada, destinada às classes mais altas.

Com isso, diversos setores — em especial as distribuidoras de panificação — passaram a investir nessa nova categorização para atrair cada vez mais clientes, inovando nos produtos para padarias a fim de atrair quem está disposto a gastar mais por uma experiência gastronômica simplesmente memorável. Olha aí uma ótima possibilidade de negócio se apresentando!

Assim, se você pensa em investir no ramo gourmet, fique atento às nossas dicas especiais para fazer seu negócio prosperar e se tornar referência na área! Vamos lá?

Faça um reconhecimento do mercado

A verdade é que muitas distribuidoras de panificação vêm buscando expandir seus lucros e ganhar novos nichos de público, mas antes de investir concretamente em um serviço gourmet é preciso verificar as reais possibilidades e capacidades do seu negócio. Para tanto, que tal realizar uma pesquisa de mercado e até uma outra interna para verificar se você pode fornecer produtos com uma qualidade superior, mas que tenham, ao mesmo tempo, um preço acessível? Você pode se surpreender com os resultados!

Fuja do gourmet clichê

Não transforme sua padaria em uma padaria gourmet apenas por impulso, para acompanhar o resto do mercado. Use o gourmet nos produtos para padarias de forma diferenciada, mantendo como premissa o sabor inigualável. Esse cuidado certamente destacará seu negócio frente à concorrência, que normalmente foca mais em quantidade do que em qualidade.

Use ingredientes diferenciados

Mesmo que seu produto possa parecer comum, escolha seus ingredientes a dedo. Busque usar itens da alta gastronomia que dão um sabor diferenciado ao alimento, pois toda melhora no processo resulta em um final aprimorado. Dessa maneira você causa uma experiência de consumo única a seus clientes. E essas surpresas boas sempre ficam marcadas na memória!

Invista em produtos variados

Não fique preso apenas a alguns produtos ou especialidades já preestabelecidas! Ofereça variedade para sua clientela. Para tanto, diversifique ao máximo seu menu com produtos próprios e ingredientes gourmet — indo do café da manhã, com um mix variado de pãesdoces e pudins, ao jantar, com toques da alta gastronomia. O retorno é praticamente garantido!

Capacite seus funcionários

Especializar seus funcionários para que ofereçam um atendimento personalizado, com funções estabelecidas e coordenadas, refletirá positivamente na percepção do cliente quanto ao ambiente comercial. E não se esqueça que a padronização do atendimento deve procurar se igualar ao produto gourmet que servirá em seu estabelecimento. Nesse caso, bons cursos precisam ser vistos com a perspectiva de investimento, não de gasto!

Aproveite nossas dicas para sair do café com leite e transformar seu negócio em um serviço gourmet, inovando nos produtos para padaria, criando novas e personalizadas maneiras de atender a seus clientes e ofertando produtos com alta qualidade. E não deixe de comentar aqui, contando como sua padaria vem investindo no serviço gourmet! Quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio nesse modelo de atendimento? Tem outras sugestões para adicionar à nossa lista? Compartilhe sua opinião e suas experiências conosco!