1364230016_mix_icecreame_wallpaper

Não é de hoje que a fabricação de sorvetes vem ganhando cada vez mais corpo no mercado brasileiro, não é mesmo? Para abrir uma sorveteria, assim como qualquer outro negócio, é necessário pesquisa, planejamento e investimento nos equipamentos e ingredientes certos. Analisar como anda o mercado local é uma forma de começar a tatear o terreno, procurando saber quais vantagens você pode oferecer sobre os concorrentes.

Como a produção artesanal está bastante em alta, essa é, hoje em dia, uma das formas mais seguras de atrair clientes, oferecendo sabores diferenciados. Pense primeiramente na qualidade do produto, contando com uma boa distribuidora de alimentos e oferecendo o devido treinamento para o atendimento. Lembre-se de que hoje em dia as pessoas procuram excelência e não somente um bom preço.

Quer saber por onde começar? Pois então acompanhe já nossas dicas e saiba exatamente que produtos para sorveterias simplesmente não podem faltar em sua loja! Vamos lá?

Conheça os principais equipamentos de uma sorveteria

Partindo do básico, a infraestrutura de uma sorveteria deve contar com os seguintes itens: freezers, mesas e cadeiras, balcão, freezer expositor para bebidas, lixeiras, balança — caso o sorvete seja por peso —, computadores e calculadoras. Lembre-se também dos itens para compor as áreas comuns, como os banheiros, a fachada do estabelecimento e suas vitrines. Para montar uma boa disposição dos elementos, é essencial trabalhar com um arquiteto ou um designers de interiores, profissional que irá desenhar a melhor forma de aproveitar o máximo do espaço, ao mesmo tempo em que atende ao perfil que a empresa deseja adotar.

Tenha fornecedores e ingredientes de qualidade

É importante que o empreendedor tenha conhecimento sobre a fabricação dos sorvetes para que ateste sua qualidade e atraia o maior número possível de clientes. Além dos produtos de infraeestrutura para sorveterias, alguns ingredientes são essenciais, sendo utilizados constantemente no dia a dia do negócio. E é por isso que devem sempre estar frescos e bem conservados.

Os emulsificantes são responsáveis por proporcionar a textura cremosa e o derretimento macio do sorvete. A glicose de milho, outro ingrediente indispensável, confere o doce na medida certa, sem deixar o sorvete muito mole. Outro ingrediente imprescindível é a gordura para sorvete, que deixa a mistura mais densa, encorpada e saborosa. Para garantir a qualidade dos ingredientes, certifique-se de que contará com uma distribuidora de alimentos de confiança, para que os produtos estejam sempre disponíveis, com valores e prazos de acordo com as necessidades da empresa.

Diferencie seu estabelecimento pelos produtos

Vale ressaltar que os produtos para sorveterias vão muito além dos equipamentos e do próprio alimento. É necessário também pensar detalhadamente sobre como será a apresentação do sorvete e se ele será servido por porção ou por peso. Dependendo da escolha do empreendedor, uma série de produtos deverá ser adquirida como forma de incrementar o sorvete e criar uma personalidade para a marca. As embalagens, por exemplo, são muito importantes e devem contar com uma identidade visual própria. Esse tipo de item básico pode ser encontrado na distribuidora de alimentos e ganhar a logomarca da empresa. Até mesmo a tradicional casquinha pode ganhar um guardanapo especial ou ter um copo como suporte, para dar mais sofisticação na obra de servir.

Além das embalagens, pazinhas, pegadores de sorvetes e baldes para a limpeza dos pegadores devem estar sempre disponíveis. Os artigos para incrementar o sorvete — como confeitos, caldas, balas, castanhas e outros — devem estar dispostos em um balcão especial, de preferência reunidos. Vale sempre ficar de olho nas novidades do mercado para saber onde pode investir para inovar sua sorveteria!

Agora comente aqui e nos conte a quantas anda seu projeto! Em que fase da abertura da sorveteria você se encontra? Compartilhe suas impressões, experiências e dúvidas conosco!