Ice Cream

Ter uma sorveteria é o sonho de infância de muita gente, não é mesmo? Afinal, que criança nunca desejou viver à base dessas gostosuras geladinhas, cobertas com caldas de dar água na boca e diversos confetes coloridos? Mas se você teve a oportunidade — e a coragem! — de seguir esse sonho, sabe que o mundo do food service não é tão doce quanto parece, certo? É preciso batalhar duro para conquistar clientes, manter a qualidade dos produtos, organizar os prazos com fornecedores e, no caso dos sorvetes, é necessário, ainda, lidar com a sempre complicada questão da sazonalidade.

Quer saber como evitar perdas na sua sorveteria e ver seu negócio crescer durante o ano inteiro, faça chuva ou faça sol? Então confira agora mesmo as dicas do nosso post de hoje!

Acompanhe seu fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta em que todo negócio deve ficar de olho, independentemente de sua área de atuação. Poder conferir o registro das entradas e das saídas da sua sorveteria certamente irá ajudá-lo a prever em que meses ela está rendendo menos, além de mostrar possíveis desperdícios de recursos em determinado período — como uma produção maior que a demanda em certa época ou a compra equivocada de estoque, por exemplo. E essa ágil identificação é primordial para colocar, o quanto antes, as falhas em seus devidos eixos novamente.

Controle seu estoque

Esse também é um elemento muito importante no ramo do food service. Trabalhar com alimentos significa ter que controlar minuciosamente as datas de validade de cada ingrediente utilizado e, além disso, armazená-los com extremo cuidado, a fim de evitar que se estraguem ou percam sua qualidade antes da hora.

E uma das soluções para evitar maiores perdas de ingredientes em sua sorveteria é usar bases aromatizantes em pó em suas receitas, que têm uma validade muito maior que produtos frescos, garantindo, ainda, que os sabores dos sorvetes se mantenham constantemente deliciosos, independentemente de oscilações na qualidade dos ingredientes.

Drible o desperdício

Se, mesmo com um controle de estoque apurado e um fluxo de caixa na ponta do lápis, sua sorveteria estiver perdendo produtos, é sinal de que chegou a hora de criar estratégias mais firmes para aproveitar esses recursos e evitar desperdícios.

Verifique se é possível, por exemplo, utilizar os ingredientes que irão se perder em breve. Que tal aproveitar as gotas de chocolate que estão com vencimento próximo e o sorvete de limão que não está vendendo tão bem e criar um sabor flocos de limão? Ah, e não se esqueça de indicar que o sabor é novo e limitado para aguçar a curiosidade dos clientes, viu?

Saiba vender mesmo no inverno

Uma das maiores preocupações de uma sorveteria é a perda de faturamento durante os meses de inverno. Alguns estabelecimentos chegam até a fechar nessa época, já que, com o frio, a clientela costuma fugir do frescor dos congeladores da loja.

Saiba, então, que é super possível contornar essa situação e continuar faturando, mesmo nos meses mais gelados e chuvosos! Está se perguntando como? Pois veja alguma ideias:

Aposte em promoções especiais para o período

Se os clientes não querem vir por causa da chuva e do frio, tome atitudes para reverter o quadro: crie promoções associadas ao tempo para motivar os fregueses a tomarem mais sorvete! Ofereça, por exemplo, duas casquinhas pelo preço de uma sempre que estiver chovendo ou mantenha um termômetro na loja e programe descontos progressivos à medida que a temperatura cai. Vale estabelecer um desconto máximo, claro!

Crie sabores exclusivos para a estação

Se o verão é recheado de frutas frescas e milkshakes, no inverno, sua sorveteria pode oferecer sabores mais característicos da estação, como chocolate amargo, caramelo ou canela, por exemplo. Aproveite para associar os sorvetes ao clima abusando das coberturas quentes, dos licores, das bebidas fumegantes e das tortas quentes acompanhadas, obviamente, de bolas de sorvete!

Divulgue suas ações

É claro que não adianta realizar um monte de promoções super legais se sua clientela não ficar sabendo de nenhuma delas, não concorda? Portanto, não se esqueça de divulgar suas ações! Coloque banners na porta da loja, fale sobre os descontos nas redes sociais e crie campanhas de marketing para atrair os fregueses nesses meses de coberta e aconchego!

Pronto para acabar com as perdas em sua sorveteria? Use as nossas dicas e nos conte, aqui nos comentários, quais foram os resultados na sua loja! Participe!