woman at restaurant

Contar com um cardápio diferenciado é fator indispensável para o sucesso e o reconhecimento de um estabelecimento alimentício, não concorda? Um bom menu precisa ser, ao mesmo tempo, simples, criativo e inteligente, com pratos elaborados a partir de um mesmo direcionamento, utilizando uma linha básica de cozinha que faça o cliente identificar certos sabores à casa. Por isso, uma boa dica é sempre unir as opções mais tradicionais com novidades. Mas não sabe nem por onde começar? Então não perca nossas dicas:

Implemente surpresas

Todo cardápio precisa ter alguma coisa a mais para chamar a atenção do cliente, é ou não é? A simples inclusão no cardápio de um alimento menos convencional ou de um prato um pouco mais elaborado já traz para a casa um toque de modernidade que a clientela normalmente adora. A novidade aguça o interesse dos clientes mais assíduos, que se tornam fiéis, e chama novos interessados, ou seja, consegue agradar gregos e troianos!

O ideal é ter sempre uma novidade no pedaço. O empreendedor pode escolher um dia da semana para oferecer um prato especial, por exemplo, ou disponibilizar diferentes acompanhamentos. Sobremesas que ofereçam frutas da estação ou outros pratos que tenham ingredientes que variam ao longo do ano também são garantia de receitas sempre frescas e bem cuidadas.

Mas atenção: mesmo com um cardápio diferenciado, o menu inteiro deve ser atualizado no mínimo uma vez por ano, ok? A atualização do cardápio é importante, independentemente das novidades, por mais que sejam frequentes. De tempos em tempos, é bom reavaliar todo o menu, avaliar o custo de produção, a saída dos pratos e dar sempre uma mexida.

Avalie os ingredientes

Em vez de arriscar com ingredientes muito exóticos, o indicado é reinventar dentro do próprio cardápio de base ou incrementar uma receita tradicional. Ingredientes brasileiros provenientes de outra região também estão muito na moda e atraem muitos paladares curiosos.

É indicado que se utilize mais ou menos os mesmos ingredientes para compor vários pratos, evitando o desperdício e melhorando o preço do custo para o empresário. E não se esqueça de que fornecedores de qualidade e confiança são muito importantes para não haver falhas no restaurante!

Pense em todas as etapas

É importante pensar que o prato especial não pode exigir muito mais tempo de preparo do que os outros. Por isso, ele deve ser pensado levando em conta o tempo médio de saída de cada opção do cardápio.

Para tanto, os ingredientes escolhidos para a composição devem ser de fácil preparo e os procedimentos necessários para a execução do prato devem se manter entre os já utilizados na cozinha do estabelecimento.

Mantenha um preço

O preço também é importante para o sucesso dos pratos diferenciados. Por isso, mantenha o valor na média dos demais pratos do cardápio. Lembrando que um preço normal para o prato equivale a três vezes o valor de seu preparo.

Tente adequar o valor para essa média, mais que justa, já que um valor muito baixo também pode gerar prejuízo para o estabelecimento. Não vale também investir em ingredientes muito caros se o preço final do produto ficará muito além daquilo que os clientes esperam, não é verdade? Então coloque tudo no papel e faça as contas!

Cuide da apresentação

A arte gráfica, a descrição e a ilustração também podem ajudar — e muito! — na divulgação do menu. Nada de focar somente na comida e deixar a apresentação de lado, ok? Deve-se cuidar com carinho da identidade visual do menu.

Vale ressaltar que não se deve criar outros nomes para temperos e ingredientes conhecidos. O nome popular ainda é o mais fácil de as pessoas reconhecerem e, consequentemente, aceitarem!

Divulgue a novidade

Após elaborar o cardápio cuidadosamente, o prato deve ter saída, não é mesmo? Para isso, a propaganda é mesmo a alma do negócio. O ideal é, inclusive, pensar no local para os avisos já no projeto de decoração da casa.

Outras formas de divulgação são o destaque no cardápio de mão e, principalmente, a orientação junto aos funcionários sobre a importância de levar as novidades aos clientes no atendimento de rotina. Afinal, com uma boa indicação não há como resistir, certo?

Agora que você já conhece todo o processo de criação de um cardápio diferenciado para seu restaurante, comente aqui e nos conte seus planos! Já pensou sobre o elemento surpresa? E sobre a divulgação? Compartilhe suas expectativas e experiências conosco!