Untitled-3 copy

Se você é um cozinheiro de mão cheia, com certeza já conhece alguns segredinhos que não só facilitam o preparo, mas que dão um sabor todo especial às suas criações, não é verdade? Porém, para os iniciantes ou para aqueles famosos mestres-cucas de fim de semana, alguns truques podem descomplicar bastante essa esporádica aventura gastronômica, deixando os pratos com um ar de chef — além, claro, de deliciosos! Ficou curioso para conhecer esses segredos? Então acompanhe agora mesmo nosso post anote tudinho para não errar da próxima vez! Vamos lá?

Não pese no sal

Como todos sabem, o sal é ótimo para dar gosto aos alimentos, no entanto, esse ingrediente pode se tornar o vilão do prato — e também da saúde dos seus convidados — caso passe do ponto. Segundo especialistas o consumo de sal diário, por pessoa, deve ser de 6 gramas! É bem pouquinho! Portanto, capriche em outros condimentos para acrescentar sabor e use o sal com moderação. A dica é ir colocando o sal aos poucos e provando sempre!

Não frite com azeite

Para fazer frituras, o ideal é usar óleo de girassol ou de canola, por serem opções mais saudáveis que o óleo comum. O azeite, quando aquecido, pode sofre oxidação, perdendo, assim, suas propriedades benéficas. Mas não precisa parar de usá-lo de vez, porque, por mais que ele perca seus nutrientes, não chega a fazer mal. Tendo em vista o custo-benefício do ingrediente, o ideal é consumir o azeite extra virgem frio — em saladas, por exemplo.

Não use tábuas de madeira

Quase toda cozinha tem uma tábua para o preparo de bifes e carnes, não é verdade? Para esse fim, no entanto, o uso de tábuas de madeira definitivamente não é aconselhável, pois as bactérias podem ser proliferar nas ranhuras do material, contaminando o alimento ali preparado. O ideal, então, é usar tábuas plásticas ou de vidro.

Não lave o alimento na pia

A pia é uma local de grande proliferação de bactérias devido à sua umidade constante. Portanto, para lavar os alimentos, utilize um escorredor ou outro recipiente de apoio, evitando o contato direto do alimento com a pia. E aqui vai uma dica importante: para higienizar a pia, use água, sabão e hipoclorito de sódio. Essa mistura vai garantir uma limpeza mais profunda. Ah, e procure manter a superfície sempre seca!

Não erre no bolo

É sempre uma delicia ter um bolo fofinho para o lanche da tarde, não concorda? No entanto, você já deve ter percebido que, às vezes, o bolo pode ficar com a massa mais pesada que o ideal. E o erro acontece na hora do preparo. Sempre que for bater um bolo, tenha em mãos uma peneira. Isso mesmo! Antes de juntar tudo, peneire todos os ingredientes secos. Isso vai garantir a leveza da massa. Um outro truque é colocar as claras em neve somente no final da receita, mexendo com suavidade para não retirar o ar da mistura.

Não queime a cobertura

Na hora de derreter o chocolate para o recheio ou para a cobertura do bolo, o cuidado deve ser redobrado, afinal, chocolate queimado tem um gosto mega amargo! Para não errar na finalização da receita, pique o chocolate em pedacinhos e o derreta em banho-maria. É possível usar também o micro-ondas: coloque o chocolate e ligue o aparelho por 15 segundos, pause o processo e mexa. Repita a operação quantas vezes forem necessárias até derreter tudinho.

E você, gosta de se aventurar na cozinha? Tem alguma dica para sugerir e enriquecer nossa listinha? Comente aqui e divida seus segredos conosco! Participe da conversa!