Untitled-2 copy

Um dos sonhos de todo cozinheiro é fazer bolos e pães com a mesma aparência e textura daqueles que compramos fresquinhos nas padarias: massas fofas e aeradas na medida certa, gostosas até para o toque. Quer saber o segredo? Pois adicione um ingrediente que faz praticamente mágica com as misturas: os emulsificantes!

Esse ingrediente é amplamente utilizado em confeitarias e na indústria alimentícia, sendo o grande responsável por deixar as massas com aquele aspecto uniforme e fofinho que dá água na boca só de pensar. Porém, apesar de possuir essa grande utilização industrial, o emulsificante também pode ser usado nas receitas caseiras, obtendo o mesmo efeito.

Quer conhecer um pouco mais sobre esse fantástico ingrediente? Então confira já nosso post e se torne o cozinheiro de mão cheia que sempre sonhou em ser! Vamos lá?

Mas, afinal, o que são os emulsificantes?

Os emulsificantes são moléculas que possuem um lado que atrai a água, enquanto outro a repele, por isso consegue agir na interface entre líquido e gordura, fazendo com que as substâncias não se dispersem. Atuando como um estabilizante, o emulsificante torna mais compatíveis ingredientes que normalmente não se misturam, como a água e o azeite, deixando a mistura bem mais uniforme, lisa e agradável tanto ao toque como ao paladar.

Em quais receitas utilizar esse ingrediente?

Os emulsificantes são muito utilizados nas receitas de pães e bolos, sendo responsáveis por deixá-los com um aspecto mais uniforme, firme e, ao mesmo tempo, macio. Com o emulsificante, o bolo não precisa de tanto cuidado para ser levado ao forno, por exemplo, ainda mantendo uma conservação melhor, não ressecando tão rapidamente como de costume.

Nos sorvetes e cremes, o emulsificante produz uma sensação de maior maciez ao paladar, além de produzir um derretimento mais lento. O acréscimo do ingrediente cria uma textura espumosa, com leveza, porém mantendo certa firmeza na densidade do produto final. Ideal, não é verdade?

Massas salgadas também podem receber o emulsificante, deixando as receitas amanteigadas bem menos pesadas. Em geral, a massa fica mais lisa, com um esfarelamento moderado, não exagerando nem para um lado nem para o outro. Simplesmente perfeito!

Como adicionar o emulsificante ao preparo?

Esse ingrediente deve ser adicionado à receita no momento em que é feita a mistura da maior parte dos ingredientes líquidos e secos. No processo do pão, por exemplo, o ideal é adicionar o emulsificante na hora de bater a massa, no processo de sova. Lembrando que é absolutamente normal notar um aumento significativo da massa, enquanto se percebe também uma textura mais lisa ao toque e mais homogênea aos olhos.

A quantidade de emulsificante deve ser determinada de acordo com cada receita. Nas massas, 1 colher cheia abarca muito bem 300 gramas de farinha de trigo, por exemplo. Já no preparo dos sorvetes, a dosagem varia entre 8 a 10 gramas por litro. Assim é só manter as proporções e meter a mão na massa!

Para conseguir a mistura perfeita, é preciso medir a dosagem. Como o emulsificante é à base de gordura, a receita pode ficar solada quando se excede no acréscimo do ingrediente. Por isso, o melhor é ir experimentando dentro do recomendado para observar qual será a dosagem que mais se adequará à receita.

Como conservar e manter o emulsificante?

Como esse ingrediente não deve ficar exposto, o ideal é conservá-lo em um local bastante seco, porém fresco. Se for demorar muito para usar o emulsificante, o melhor a fazer é deixá-lo na geladeira. Mas lembre-se de que, na hora de usá-lo, é preciso que esteja em temperatura ambiente. Para tanto, será necessário tirá-lo da geladeira algumas horas antes do preparo da receita. Já que vai tirar os ovos, aproveite e já tire também seu segredinho!

Qual o teor calórico dos emulsificantes?

O emulsificante deixa a massa com um aspecto mais leve, mas nem por isso seu teor calórico é menor, viu? Esse ingrediente tem gorduras saturadas, o que deve ser levado em conta na hora de elaborar a tabela nutricional do produto final. Usado na dosagem certa, ele traz mudanças incríveis para a receita. Vale a pena experimentar!

Na NOVA SAFRA você encontra diversos Emulsificantes. Clique aqui e confira!

Agora comente aqui e nos conte se já conhecia esse ingrediente mágico. Já o incluiu em alguma de suas receitas? O que achou do resultado? Compartilhe suas experiências conosco! Participe!