prato_2_020513

Assim como diversas outras áreas de atuação, a culinária é um ramo cheio de particularidades, normalmente conhecidas apenas por quem realmente pertence ao grupo.

Assim, aprender suas técnicas pode ser um desafio e tanto! Já conhecer os principais termos utilizados nas cozinhas de todo o mundo não chega a ser muito complicado. Por isso, se você é um novato no ramo, não se preocupe, porque preparamos aqui um glossário com os termos mais utilizados no mundo da gastronomia para que você não se sinta tão perdido quando for se aventurar na preparação da sua próxima receita! Ficou curioso? Então confira já nosso pequeno dicionário gourmet:

Confitar

O termo confit vem do francês e quer dizer cristalizado. Quando esse termo surgiu, representava uma técnica de conservação de carnes, frutas e legumes em gordura, calda de açúcar, aguardente ou vinagre. Hoje, porém, a expressão já não tem muita relação com a conserva. O confit — ou um alimento confitado — é aquele que foi preparado por meio de um lento cozimento dentro de sua própria gordura, mas sem fritar. Tanto as carnes, como as frutas e os legumes podem ser cozidas nessa técnica.

Dourar

Essa é uma técnica comumente utilizada em massas, mas que também pode ser aplicada a algumas carnes. Dourar consiste em pincelar os alimentos com uma pequena mistura de ovo com água — ou óleo ou até leite — para trazer uma cor dourada ao produto após ser assado. É uma técnica obrigatória na preparação de tortas e outras massas, também sendo indicada para a finalização de carnes como o frango ou o peru, por exemplo.

Flambar

Flambar também é uma técnica bastante famosa na culinária. Quando se flamba um alimento, rega-se a receita com alguma bebida alcoólica e se coloca fogo para, imediatamente, apagá-lo. Essa técnica ajuda a deixar somente um toque do sabor do álcool no alimento, alterando sua textura e seu aroma, deixando o sabor ainda mais aguçado.

Marinar

Esse termo vem de uma outra expressão francesa, marinière, que significa à marinheira, já que é uma técnica geralmente usada na preparação de peixes e frutos do mar. O procedimento tradicional consiste em colocar as carnes marinhas em uma mistura de vinho branco e ervas, que ajuda na cocção e no desenvolvimento do sabor desses alimentos. Mas você também pode utilizar a técnica no preparo de carnes vermelhas!

Reduzir

Reduzir nada mais é do que diminuir o volume de um líquido, geralmente algum tipo de molho, utilizando a fervura e a consequente evaporação. A redução ajuda na concentração do sabor do molho, acentuando seu tempero e valorizando ainda mais o prato.

Sovar

Sovar é uma técnica utilizada em massas, para que elas formem pequenas bolhas que ajudam em sua formação quando forem assadas. O procedimento consiste em pegar a massa com as mãos e jogá-la contra uma superfície firme, batendo fortemente para produzir essas bolhas.

Untar

Untar é uma das técnicas mais primárias da culinária. Unta-se uma assadeira ou forma com manteiga, amido de milho ou farinha, para que os alimentos não grudem na travessa durante o cozimento.

Esse pequeno glossário abrange algumas técnicas simples, mas essenciais para qualquer cozinheiro, não só os de primeira viagem! Descobriu agora por que alguma de suas tentativas gastronômicas fracassaram? Pois tente de novo!

E não deixe de comentar aqui e nos contar se aprendeu algum termo culinário que você ainda não conhecia. Ficou ainda alguma dúvida ou tem sugestões a dar? Compartilhe suas dicas e seus questionamentos conosco e enriqueça nossa listinha! Participe!