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Os carboidratos integrais são os irmãos saudáveis dos nossos velhos conhecidos carboidratos simples. Suas fontes de alimento, elaboradas com farinha integral — ao contrário dos alimentos ricos em carboidratos simples, que são feitos com farinha branca —, apresentam absorção lenta após sua ingestão, característica super interessante e favorável para a nossa saúde. Quer saber por que esses alimentos são considerados ótimos investimentos para nossa saúde? Então confira agora mesmo nosso post:

Importante fonte de energia

O carboidrato é um nutriente essencial em nossa alimentação — assim como a proteína e a gordura, por exemplo —, uma vez que é a maior e mais rápida fonte de energia, permitindo o funcionamento completo do nosso corpo. Os carboidratos integrais também são capazes de fornecer essa energia de maneira extremamente segura, possibilitando que o indivíduo usufrua dessa oferta sem ter que se preocupar com a elevação de seus níveis de glicemia sanguínea ou com a formação de reservas energéticas indesejadas, por exemplo.

Rico em fibras alimentares

A concentração de fibras alimentares encontradas nos alimentos integrais é sua característica mais importante. As fibras alimentares têm 3 funções essenciais para a manutenção de um organismo saudável: a primeira é relacionada à sua capacidade de controlar os níveis de glicose sanguínea, já que funciona como uma barreira física que dificulta a absorção desse nutriente pelo organismo, tornando-se uma opção importante de energia para indivíduos que têm que controlar o açúcar no sangue. A segunda função consiste no controle dos níveis de colesterol sanguíneo, ocorrendo da mesma maneira que acontece com a glicose, já que a fibra também dificulta a absorção de gordura pelo organismo. E a terceira é seu importante papel no aumento da saciedade, já que as fibras não são completamente digeridas e, por esse motivo, ocupam um espaço físico no estômago, estimulando a menor ingestão de outros alimentos e, consequentemente, de calorias.

Fonte de vitaminas e minerais

Os alimentos integrais geralmente são consumidos após um processo discreto ou até inexistente de retirada da casca dos cereais que os compõem. Essas cascas, encontradas na farinha e no arroz integrais, e até mesmo em algumas raízes, são as principais fontes de vitaminas e minerais desses alimentos, já que são elas que têm contato direto com a terra, ainda na plantação, responsável por nutrir esses produtos ainda em sua formação. É também por esse motivo que os carboidratos simples são considerados nutricionalmente inferiores a suas versões integrais, já que, sem a casca, tornam-se simples fontes de amido.

Manutenção da massa muscular

Quem acredita que a manutenção da massa muscular é feita somente com a ingestão de fontes de proteínas se engana amargamente! A ingestão de carboidratos é essencial para que a massa muscular não seja utilizada pelo organismo como fonte de energia, o que estimularia sua degradação. O consumo de sua versão integral permite que o fornecimento de energia dos carboidratos seja feito de maneira gradual, com liberação contínua das moléculas por um período maior de tempo. Esse prolongamento do tempo de fornecimento energético permite que a massa muscular fique protegida também por mais tempo, valorizando seu crescimento quando estimulada da maneira correta.

Agora comente aqui e nos conte: você já faz uso desses alimentos em sua rotina? Qual é sua fonte de carboidrato integral favorita? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco!