Kiwi Ice Cream Popsicle

O ano de 2014 teve as temperaturas mais elevadas da história, o que fez com que o mercado alimentício, sempre atento a novas tendências e demandas, soubesse se adaptar às exigências dos clientes, agora mais sedentos do que nunca por uma mágica qualquer que ajudasse a aliviar o calor. Já se foi a época dos frozen yogurts, dos sorvetes gourmets e até dos sucos naturais extremamente elaborados: agora chegaram as exóticas e refrescantes paletas mexicanas! Você já conhece esse novo produto? Ficou curioso para saber do que se trata? Então confira agora mesmo nosso artigo e aprenda tudo sobre essa saborosa e refrescante tendência:

O que são as paletas mexicanas?

À primeira vista, uma paleta mexicana se parece com um picolé tradicional de tamanho duplicado. Mas logo na primeira mordida já vem a surpresa: uma explosão de sabores faz da dessa novidade uma opção espetacular para o verão de 2015. O que diferencia a paleta do picolé é que ela, geralmente, é feita artesanalmente, com a utilização de ingredientes frescos e naturais — como sucos de frutas, chocolates, leites e até biscoitos. Ela ainda é apresentada em versões que apresentam recheios super saborosos, como o leite condensado, o doce de leite, o creme de avelã e outras diversas iguarias.

Há muitas variações de sabor?

As receitas mais tradicionais das paleterias mexicanas são os picolés de frutas recheados com leite condensado. Morango, framboesa, tangerina e manga são os sabores mais pedidos. Porém, a criatividade do mercado brasileiro permite que se encontrem novos estilos de paletas. A tradicional mistura de goiabada com queijo virou um dos sabores mais procurados, assim como as versões de banana com creme de avelã, leite com biscoito, morango com brigadeiro e paçoca com chocolate belga. Quanto mais exótica for a mistura, mais clientes estarão dispostos a prová-la. Deu até água na boca, não é verdade?

Por que essa tendência pegou?

As paletas chegaram ao Brasil na hora certa, porque, além de serem uma excelente opção para ajudar a aliviar as altas temperaturas, esses picolés artesanais atendem a uma demanda específica dessa nova geração fitness super saudável: eles não contêm conservantes ou estabilizantes químicos em sua receita final. E essa característica, apesar de elevar consideravelmente os preços do produto, não tem afastado os reais entusiastas de uma alimentação que una sabor e qualidade nutricional em um único produto.

Essa moda ainda promete crescer?

O mercado das paletas mexicanas só cresceu nesse último ano. Enquanto o mercado de sorvetes, desde 2003, cresceu em torno de 70% até o ano de 2011, as paleterias triplicaram seu alcance desde a inauguração da primeira loja no país, há três anos. Desde então, o número de empresas e marcas que investiram na ideia só tem crescido, aumentando não só o fornecimento de diferentes receitas e sabores para os clientes, mas também a concorrência na área. Por isso, para o investidor que pensa em abrir sua própria paleteria, é preciso elaborar um excelente estudo de mercado para não ter problemas em ter que disputar a clientela!

As paleterias mexicanas vieram com tudo para ser a tendência do verão 2015, com força para se firmar no mercado brasileiro como uma ótima opção de doce refrescante e refinado, graças às suas características artesanais e seus sabores diferenciados.

E você, já provou alguma paleta mexicana? Qual é seu sabor favorito? Comente aqui e compartilhe conosco suas impressões sobre essa tendência! Participe da conversa!