Untitled-2 copy

Você reparou que o mercado alimentício tem mudado com uma certa frequência? As novas tendências chegam com muita velocidade para atender a uma nova geração de consumidores que é mais dinâmica, jovem e sedenta por experiências únicas e alternativas. Uma das novas frentes abertas para esse mercado é o casual dining, um segmento que só vem crescendo nos últimos anos. Se você ainda não conhece essa novidade, acompanhe agora mesmo nosso post e não fique mais por fora:

Criação americana

O conceito de casual dining é uma criação americana, baseada em uma tendência de novas redes de restaurantes que buscam atender clientes mais exigentes, porém com um espírito mais descontraído. Alguns estabelecimentos que seguem esse estilo são o Applebees, a Red Lobster, o Outback, a Olive Garden e a brasileira Madero, por exemplo. Já experimentou as delícias de alguma dessas casa?

Ambiente elegante

Uma das características dos restaurantes de casual dining é a apresentação do ambiente, que deve ser elegante e sofisticado. Essas casas investem na decoração elegante, oferecendo ambientes confortáveis e sofisticados, com sofás, mesas de madeira de demolição ou de coloração mais escura, lustres e equipe de trabalho sempre muito asseada e bem vestida.

Atendimento leve

As redes de casual dining optam por um estilo de atendimento rápido e descontraído, fugindo do tradicional atendimento lento e formal dos restaurantes de alto padrão. Essa característica, que justifica o casual no nome do estilo, torna esse ambiente propício para quem quer se alimentar bem sem gastar tanto e sem as frescuras do mercado da gastronomia mais sofisticada.

Porções e happy hour

Por contar com um ambiente ao mesmo tempo sofisticado e descontraído, essas casas de casual dining têm atraído tipos específicos de clientes, que buscam se alimentar bem, mas priorizando uma oportunidade de relaxar e se divertir. Grandes grupos de amigos, reuniões de empresa, happy hours e até festas em família são frequentemente realizadas nesses locais. Por esse motivo, além dos pratos tradicionais, esses restaurantes focam em servir porções de alimentos para petiscar e uma boa carta de drinks e bebidas diferentes para agradar a clientela.

Crescimento no Brasil

O casual dining é o ramo de restaurantes que mais cresce no Brasil atualmente, por isso tem atraído a atenção de vários investidores e empreendedores. A expectativa para o futuro desse segmento é extremamente positiva, e é exatamente por isso que as casas com esse perfil não param de chegar ao país. Muitas marcas americanas têm se interessado por expandir sua área de trabalho no Brasil, já que a clientela aqui ainda está sedenta por novidades.

Sofisticação acessível

Uma das características mais importantes do casual dining é a oportunidade de oferecer uma experiência aparentemente mais sofisticada, porém muito mais acessível para os bolsos dos clientes, já que a descontração permite que os preços praticados na casa não sejam tão exorbitantes. Essa é uma característica que atrai tantos jovens e famílias para esses ambientes.

Mudança de estilo

Você deve estar se perguntando de onde vem essa enorme procura por uma alimentação mais sofisticada, não é mesmo? O que já é possível perceber no Brasil é que as pessoas têm se cansado de comer em praças de alimentação e em fast foods, considerando a oportunidade de se alimentar como uma experiência que deve ser usufruída em todos os sentidos, começando pelo ambiente acolhedor e terminando na própria satisfação da degustação do prato. É exatamente por isso que essas casas têm tomado espaço em praças de alimentação de shoppings e centros de compras em todo o país. E a tendência é só crescer!

E você, o que acha desse novo estilo de estabelecimento? Já teve alguma experiência nesse tipo de restaurante? Comente aqui e compartilhe suas impressões conosco!