Sweetener

A substituição do açúcar comum por algum tipo de adoçante é um passo necessário para quem procura perder alguns quilinhos ou simplesmente reduzir o consumo de glicose em sua dieta. O problema dessa substituição é que muitos indivíduos não conseguem se adaptar ao sabor de alguns produtos ou desconfiam dos efeitos colaterais que seu consumo, a longo prazo, possa vir a causar.

Resolvemos, então, apresentar — a quem ainda não conhece — um tipo de adoçante que tem se destacado dentre as muitas opções encontradas no mercado: a sucralose. Esse adoçante é elaborado a partir de uma modificação química da molécula de açúcar, a sacarose. Devido a essa modificação química, o organismo humano passa a não conseguir absorver o composto, fazendo com que ele seja eliminado normalmente pelo sistema digestivo, sem que chegue a causar danos à saúde.

Ficou curioso para conhecer alguns dos benefícios desse produto? Então não deixe de conferir nosso post:

Facilidade para adoçar

O poder adocicante da sucralose pode chegar a 800 vezes o do açúcar normal, sendo capaz de adoçar alimentos com uma quantidade muito menor de produto. Essa característica, além de permitir uma menor ingestão do composto, também aumenta a economia de quem opta por consumi-lo, uma vez que a durabilidade do produto é significativamente maior. Consumindo-se menos de um produto que adoça mais: economia certa.

Nada de calorias extras

A sucralose é um adoçante sem calorias. Como sua formulação química é uma alteração da molécula de sacarose não absorvida pelo organismo humano, sua ingestão não altera o valor calórico dos alimentos em que é adicionada, favorecendo a alimentação de quem precisa reduzir peso ou controlar a ingestão de glicose.

Livre de cáries

Sabemos que o açúcar é um dos grandes vilões da dentição, já que favorece a formação de cáries quando a higienização não é feita da maneira apropriada. Como a sucralose tem formulação química diferente do açúcar comum, ela não favorece a formação de lesões dentárias, já que não funcionam como um substrato energético para o crescimento de bactérias e outros organismos oportunistas.

Sem contraindicações

Alguns adoçantes — como o ciclamato de sódio e o aspartame, por exemplo — não são indicados para alguns indivíduos, especialmente para as gestantes e as crianças. A sucralose, por sua vez, não tem contraindicações de consumo, já que sequer é absorvida pelo organismo humano. Se não se absorve, não tem como fazer mal, não é mesmo?

Sem amargura

A pior característica dos adoçantes, em geral, é o sabor residual que deixa nos doces e nas bebidas em que são adicionados. A sucralose, por sua vez, não apresenta esse amargor ou qualquer outro tipo de sabor residual que afete a qualidade do produto consumido. Doce com sabor de doce: não tem coisa melhor.

Agora que você já conhece alguns dos inúmeros benefícios da sucralose, comente aqui e nos conte: está pronto para adicionar esse produto à sua lista de supermercado semanal? Não se esqueça de voltar aqui para compartilhar suas impressões sobre seu sabor e poder adoçante! Divida conosco suas experiências e opiniões! Participe!