Sucre_blanc_cassonade_complet_rapadura

Mexer com confeitaria é muito prazeroso e aprender a produzir os alimentos que tornam a nossa vida mais doce é mais gostoso ainda!

Dentre os vários ingredientes utilizados na produção do doce o açúcar é o mais importante de todos eles, pois é o responsável pelo principal sabor do prato. Você sabia que ele pode ser encontrado nas mais diversas texturas, versões e sabores? No post de hoje vamos explicar qual a utilidade de alguns açúcares na produção dos doces! Confira!

Refinado

Este é o açúcar simples e padrão, aquele bem branquinho e fininho. Como ele é extremamente processado, sua dissolução em misturas é bastante rápida, tornando este tipo de açúcar o favorito para adoçar bolos e doces, além de bebidas.

Cristal

É o açúcar puro em cristais. É de difícil dissolução e, por isto, costuma se depositar em fundos de recipientes e não se mistura bem às massas. Apesar disto, é a versão mais barata dos açúcares e é utilizado bastante em receitas de confeitaria feita nas residências.

Mascavo

Sabe a rapadura? Pois é, o açúcar mascavo é praticamente uma rapadura em formato de cristais. Ele tem o sabor mais forte e é mais úmido do que sua versão refinada, pois passa por uma menor quantidade de processos, deixando-o mais puro. Ele também é mais nutritivo e menos calórico. É uma excelente opção para o preparo de doces integrais ou com frutas.

De confeiteiro

Se você não imaginava que era possível encontrar um açúcar mais fino que o refinado, é porque você ainda não trabalhou com o açúcar de confeiteiro. Por esta característica, ele é utilizado para a produção de coberturas, glacês e merengues e dispensado de receitas mais simples devido a seu sabor muito doce.

Açúcar light

O açúcar light, como o próprio nome diz, é mais “leve” que o açúcar padrão, pois ele não é um açúcar puro refinado e sim uma mistura deste açúcar com adoçantes. Mas isso não quer dizer que este açúcar é menos doce que os outros, muito pelo contrário, o sabor do light é mais intenso do que os açúcares comuns. Por isso, atente-se às receitas utilizando este ingrediente!

Orgânico

Como qualquer outro alimento orgânico, este açúcar é o único que não recebe a utilização de ingredientes artificiais em sua preparação e, por este motivo, é muito mais caro do que os demais. Pode ser encontrado na versão cristal ou dourado, e utilizado nas mais diversas receitas. Seu sabor é muito similar ao açúcar refinado ou cristal.

Refinado granulado

Esta versão do açúcar é similar, nutricionalmente e em sabor, ao refinado, porém encontrado em cristais grandes ou pequenos. É bastante utilizado para fazer caldas transparentes de doces ou para enfeitar docinhos de festa.

Colorido

Este é o açúcar cristal ou granulado que recebeu coloração com o uso de corantes alimentícios. Seu uso é exclusivamente decorativo para bolos, doces de festa ou biscoito e seu sabor é similar ao do açúcar cristal.

Demerara

É um dos tipos de açúcares mais caros encontrados no mercado. Seus grãos são grandes e melados por serem a primeira extração da cana-de-açúcar e não recebem nenhum tipo de tratamento industrial. Graças a esta textura firme, ele não se dissolve facilmente, tornando-o pouco utilizado em sucos e receitas muito doces, mas são ideais para fazer pães e biscoitos integrais.

E você, já conhecia todos estes tipos de açúcares? Já utilizou algum em suas receitas? Compartilhe com a gente a suas preferências e opiniões! Até a próxima!