Cooking

Chegou a estação mais bonita do ano, a primavera, que se iniciou no dia 21 de setembro. Junto com ela os dias ficam mais bonitos, nosso humor melhora e o clima esquenta consideravelmente. Como qualquer outra estação do ano, a primavera traz consigo tendências no mundo da moda, do design, do estilo de vida e, por que não, da alimentação! Venha descobrir com a gente quais as tendências da culinária para a primavera de 2014.

Frutas, frutas e mais frutas

Esta é a estação da natureza, quando as flores e as frutas conseguem se desenvolver melhor e se destacar no meio em que se encontram. Por este motivo a primavera na alimentação é sempre relacionada ao consumo de frutas. Os restaurantes abusam das características destes alimentos, não só nas sobremesas, como nas entradas e nos pratos principais, os mercados estão cheios de frutas da estação, com polpas suculentas e cores vibrantes e os nutricionistas estão aproveitando o tempo quente para orientar seus pacientes a consumir mais estes alimentos. A primavera é a época das frutas cítricas (abacaxi, maracujá, laranja) e de outras tipicamente brasileiras, como a jabuticaba e a manga.

Sucos inovadores

Tem crescido significativamente o mercado de sucos no país. A busca por um hábito de vida mais saudável e um corpo perfeito tem feito com que os consumidores procurem produtos cada vez mais leves e mais naturais. Os sucos são uma boa opção de alimento saudável e leve, e a procura por eles começa a aumentar na primavera, que é quando o calor começa a aparecer. Algumas misturas terapêuticas (energéticas, termogênicas, calmantes) são tendência certa para esta estação.

Pratos com carboidratos leves

Apesar de a primavera ser relacionada a uma alimentação leve, não podemos deixar de lado a ingestão de carboidratos, que são os alimentos que nos fornecem a maior quantidade de energia necessária para nos mantermos vivos. A temperatura mais quente vai exigir ainda mais energia do nosso corpo e por isto com frequência nos sentimos mais cansados e fracos no calor.

Pratos com carboidratos leves, como um arroz sequinho com legumes ou um mix de batatas com cenouras e outros legumes podem acompanhar carnes magras e uma salada fresca. As massas virão acompanhadas, geralmente, por molho de tomate ou algum outro vegetal, deixando de lado os molhos muito gordurosos.

Pratos coloridos

A primavera é uma estação rica em cores, e esta tendência também deve ser transmitida para os pratos. Além de abusar da coloração nas refeições, já que os vegetais apresentam várias intensidades de cores vivas, a louça utilizada para servir os alimentos também deve ser alegre como a estação. Desta maneira a refeição estará combinando com os belos dias azuis e floridos.

Flores comestíveis

Algumas espécies de flores podem completar a composição de um prato, ou até mesmo acrescentar valor nutricional a ele, você sabia disto? Existem algumas espécies de flores que são consideradas comestíveis, e a primavera é a estação ideal para utilizar cada uma delas nos seus pratos. Como o sabor das flores é considerado suave, utilizá-las em receitas vai comprometer muito pouco o resultado final do seu prato, mas vai enriquecer o valor visual da refeição. Algumas das espécies comestíveis são: rosa, amor perfeito, lavanda, calêndula e alecrim.

Dias bonitos, refeições em ambiente externo

Para usufruir dos belos dias de primavera muitos locais tem investido em realizar suas refeições em ambientes abertos ou jardins. Esta tendência também pode ser adicionada a sua rotina caseira, reservando alguns dias do final de semana para almoçar ou lanchar na varanda ou no seu quintal. Aproveite o clima fresco e agradável para tornar o horário da refeição ainda mais especial.

Gostaríamos de ouvir um pouco da sua opinião sobre as tendências da culinária para a primavera. Você já encontrou alguma delas na sua cidade, ou já aplicou alguma em sua rotina? Conte pra gente nos comentários abaixo!