isabellaO Brasil é um país muito rico em recursos naturais e culturais, isso resulta também em um patrimônio enorme, composto por cores e sabores inconfundíveis. As terras tupiniquins são literalmente frutíferas e há uma infinidade de alimentos que são capazes de incrementar as receitas com muita personalidade. Quer conhecer alguns destes ingredientes tipicamente brasileiros que podem fazer a diferença nos seus doces, salgados e até em pratos sofisticados? Então continue lendo o nosso artigo. A gente garante que vai ser uma delícia!

Castanha do Brasil

Nada mais brasileiro do que a castanha do Brasil! Esse ingrediente rico em antioxidantes faz muito bem para saúde e é um elemento versátil na culinária. As castanhas do Brasil podem ser consumidas in natura ou usada para fazer chocolates, doces, bolachas e barras de cereal. Vale destacar que esse ingrediente também pode ser usado triturado para dar um acabamento com textura aos pratos dos restaurantes.

Cupuaçu

O cupuaçu é fonte de vários nutrientes, inclusive pectina, um componente que ajuda a regular o colesterol e a glicose, além de aumentar a saciedade e colaborar diretamente no controle do peso. Em termos gastronômicos, a polpa do cupuaçu serve para fazer sorvetes, mousses, cremes, geleias, recheios de bombons e licores.

Cacau

Esse é um ingrediente clássico do nordeste brasileiro e amado no mundo inteiro, afinal, ele é a matéria-prima do tradicional chocolate. Além do chocolate, o cacau pode ser usado para fazer doces, sucos, geleias, vitaminas e licores. Cumpre acrescentar que esse fruto é rico em flavonoides, substâncias que previnem o envelhecimento celular, melhoram a circulação e também ajudam no sistema cardíaco.

Pupunha

A pupunha tem uma polpa oleosa e fibrosa que lembra um pouco a batata doce. Ela pode ser cozida no melaço, preparada na manteiga ou usada para fazer purês, bolos e nhoques. Já o tronco da pupunha, conhecido como palmito, pode ser usado em saladas, tortas, risotos, cremes, molhos.

Priprioca

Essa planta do norte, durante muito tempo foi utilizada apenas nos banhos de cheiro e formulação de produtos cosméticos, porém, de uns tempos para cá, a priprioca ganhou uma vertente gastronômica. Prova disso é que o badalado chef Alex Atala tem usado esse ingrediente em suas criações. A priprioca mistura cheiros de ervas secas e toques amadeirados, remetendo ao patchouli. Na culinária ela funciona como elemento aromatizador e pode ser aplicada em carnes, sobremesas, salgados. O pudim aromatizado com priprioca, por exemplo, fica incrível!

Queijo canastra

Na Serra da Canastra, nasceu uma das maiores preciosidades da culinária brasileira: o queijo canastra. Completamente artesanal, esse ingrediente se tornou um dos queijos mineiros mais conhecidos e apreciados fora do estado. Além disso, a produção desse queijo é uma das principais fontes de renda da região. De casca bem amarela, maturação mais longa e sabor bem característico por conta de sua leve picância e acidez, o queijo canastra pode ser usado no preparo de bolos, saladas, massas, pudins, biscoitos, dentre outros.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre esses sabores tipicamente brasileiros? Já usou algum desses ingredientes em suas receitas. Até a próxima e continue de olho no nosso blog!