SCAN_20140821_135616461_007 

Trufa Aerada com Praliné de Nozes
 
Autor:
Tipo de Receita: Confeitaria
Porções: 60 Trufas
Tempo de Preparação:
Tempo de Cozimento:
Tempo Total:
 
Ingredientes
  • Praliné de nozes
  • 115 g ou ½ xícara (chá) de açúcar cristal
  • 40 ml ou 3 colheres (sopa) de água filtrada
  • 5 ml ou 1 colher (Chá) de vinagre de álcool
  • 100 g ou ⅔ xícara (chá) de nozes trituradas
  • Massa Trufada
  • 500 g ou 2 e ½ xícaras (chá) Chocolate Blend
  • 240 g ou 1 xícara (chá) de creme de leite
  • Cobertura de Trufa
  • 600 g ou 3 xícaras (chá) de Chocolate Meio Amargo
  • 250 g ou 2 e ⅓ xícaras (chá) de Cacau em Pó
Instruções
  1. Praliné de nozes
  2. Coloque o açúcar em uma panela de fundo grosso e umedeça aos poucos com a água até estar hidratada por igual. Deixe em fogo baixo até o açúcar dissolver, cuidando para não haver batidas na panela para não açucarar a calda. Quando a calda ficar na cor de guaraná, adicione o vinagre e deixe cozinhar um pouco mais. Com uma colher, pegue um pouco da calda e coloque dentro de um copo com água, está no ponto se a calda ficar crocante. Junte as nozes e mexa até formar uma massa de crocante. Unte com manteiga uma superfície lisa ou de mármore e despeje o crocante. Espalhe com um rolo de massa untado e deixe esfriar. Quebre bem fino por igual ou passe no processador para obter uma farinha bem fina de nozes. Reserve.
  3. Praline de nozes
  4. Derreta e tempere o Chocolate Blend conforme as instruções da embalagem e misture o creme de leite até obter uma ganache uniforme. Leve à geladeira por 3 horas para firmar. Bata na batedeira até formar um creme leve e incorpore a praliné de nozes. Volte à geladeira por mais 1 hora. Com duas colheres de chá, modele bolinhas irregulares e coloque sobre uma placa lisa e forrada com papel-manteiga. Retorne à geladeira até o momento de banhar.
  5. Cobertura de Trufa
  6. Derreta e tempere o Chocolate Meio Amargo conforme as instruções da embalagem. Usando luvas de látex ou silicone, passe as trufas geladas pelo chocolate envolvendo completamente. Deixe escorrer o excesso e passe pelo Cacau em Pó. Volte à placa e leve à geladeira para finalizar a cristalização. Retire o excesso de cacau e coloque em forminhas para servir.
  7. Opção: Caso queira a trufa sem o cacau em pó, coloque-a já banhada sobre um placa lisa e forrada com uma folha de papel-manteiga. Se desejar decorar, misture um corante em pó de sua preferência com o granulado e polvilhe sobre a cobertura ainda mole. Leve à geladeira por 5 minutos até finalizar a cristalização.

Use e abuse das técnicas que você acabou de aprender!!

OS INGREDIENTES PARA ESTA RECEITA ESPECIAL?

Você encontra em nosso site:

www.novasafra.com.br

Confira os produtos utilizados:

999081 998967 choc_blend_melken_1,05kg pecachef

Conheça os departamentos onde você encontra outros ingredientes especiais:

FARINHAS DE TRIGO E FARINÁCEOSMARGARINAS, GORDURAS, BANHASSOBREMESAS, DOCES E RECHEIOSCOBERTURAS E BRILHOS PARA TORTA E BOLOSGULOSEIMASCONFEITOS E GRANULADOSBICOS, TRANSFERS E ACESSÓRIOS PARA DECORARFERMENTOS, MELHORADORES E ENZIMASAZEITES, TEMPEROS, CALDOS E ESPECIARIASEXTRATOS, ATOMATADOS, MOLHOS E MAIONESESBEBIDASSACHETSEMBALAGENS, FORMAS, BANDEJAS E DESCARTÁVEISCONSERVAS E ENLATADOSPOLVILHOS, AMIDOS E FÉCULASCOCO E DERIVADOSGRÃOS E CEREAISBATATAS, VEGETAIS E LEGUMESMASSASBISCOITOSPRODUTO DE LIMPEZA E HIGIENEFRUTAS SECAS E OLEAGINOSASADOÇANTES, AÇÚCARES E GLICOSEESSÊNCIAS, CORANTES E SABORIZANTESASSADEIRAS E UTENSÍLIOSCARNES, AVES E PESCADOSEMBUTIDOS E DEFUMADOSLATICÍNIOSOVOS E DERIVADOSPRODUTOS DIET E LIGHTPRODUTOS PARA REVENDA Chef Nova Safra