03D72008-640x460

Quem não gosta de um pão novinho, quentinho e delicioso? É praticamente irresistível e se esse alimento não falta na sua mesa, agradeça ao padeiro! É esse profissional que acorda de madrugada para garantir o pão nosso de cada dia. Os padeiros se preparam durante muito tempo e trabalham com afinco para encher o nosso café da manhã de sabor e energia. Quer conhecer um pouco mais sobre uma das profissões mais tradicionais e populares do mundo? Então continue lendo o nosso post especial!

Padeiros: um pouco de história

Cerca de 2.500 a.C os egípcios já dominavam a fabricação de bolos e pães, pois misturavam farinha de centeio e de trigo em recipientes de barro. Com o passar do tempo, as técnicas foram se popularizando e o ofício de fazer pães passou a ser encarado como arte, chegando a ser mencionado por grandes pensadores como Aristóteles e Platão.

A arte de fazer pão foi evoluindo e novos ingredientes começaram a ser acrescentados às receitas. Foi então que fermento, água e a farinha peneirada foram incluídos nos pães caseiros, dando um novo sabor e textura aos alimentos. Vale ressaltar que no início, as mulheres eram as únicas responsáveis pela produção de pães, mas logo surgiram os tradicionais padeiros, que diversificaram as receitas e começaram a temperar as massas com frutas, ervas, nozes e outros ingredientes. As novas técnicas e a nova profissão foram difundidas pela Grécia, pela Itália e logo ganharam o mundo.

Quais as funções de um padeiro

A função prioritária de um padeiro é, obviamente, fazer pães. Mas não para por aí! Eles também fazem bolos, tortas, quiches e muito mais. É importante destacar que para realizar todas as suas atividades com excelência, o bom padeiro precisa ser altamente qualificado, participar de cursos e se atualizar frequentemente.

Atribuições diárias de um padeiro

A rotina de um padeiro não é fácil e o expediente desses profissionais é muito intensa. Durante o dia, eles são responsáveis por fabricar diferentes tipos de massa, modelar e assar os pães, produzir coberturas e recheios, embalar e armazenar os produtos adequadamente, criar e adaptar as receitas, operar fornos e equipamentos, dentre outras atividades.

E as habilidades de um padeiro?

O padeiro precisa ser responsável, criativo, bem-disposto, higiênico e organizado. Como se não bastasse, ele deve ter conhecimento e habilidade para lidar com os equipamentos específicos de panificação, como fornos, formas e cilindros. Vale destacar que é desejável que o padeiro goste de cozinhar, seja ágil e concentrado e possua uma boa visão estética, pois a apresentação dos produtos é extremamente importante.

O mercado de trabalho

Apesar da profissão de padeiro ser uma das mais tradicionais do mundo, segundo especialistas, estão sobrando vagas e faltando profissionais qualificados para ocupá-las. O deficit é de aproximadamente 10 mil padeiros no Brasil. Por isso, se você é um padeiro em plena atividade, merece nossos parabéns! Esse é um sinal de que você é muito bom no que faz, afinal, o mercado é altamente competitivo e nele só há espaço para quem se destaca.

Dia 08 de julho foi dia do padeiro. Que tal ir à padaria da qual você é cliente e cumprimentar esse profissional tão importante? Ele vai adorar o reconhecimento! Se você é dono de padaria, homenageie os seus funcionários. Mas caso você seja um padeiro, além dos parabéns, receba nosso abraço e agradecimento pelo pão fresquinho de todo dia.