Depositphotos_45253665_s-640x460

 

Quando o inverno chega e as temperaturas abaixam, nada mais oportuno do que investir em receitas que agradam o paladar e aquecem a alma, afinal, elas trabalham memórias gustativas e deixam a estação com um sabor bem especial. Pensando nisso, listamos as principais tendências gastronômicas do inverno 2014. Quer conhecê-las? Então continue lendo o nosso post!

Crème Brulée

creme

Essa sobremesa francesa faz sucesso o ano inteiro, mas no inverno ela é ainda mais adequada. Leve, prático e delicioso, esse creme funciona bem como sobremesa de eventos mais formais, como por exemplo, os casamentos. Feito com creme de leite fresco, gemas e baunilha, o crème brulée pode surpreender os seus clientes, especialmente se for servido em belas porções individuais.

Curau Gourmet

recreio_com_br O começo do inverno coincide com o período de festas juninas, sendo assim, uma boa pedida para incrementar o cardápio é reinventar pratos típicos, como o curau. A versão do curau gourmet é mais líquida e a montagem é feita dentro de mini copos, arrematados com um pau de canela. A receita é muito simples! Basta bater no liquidificador uma xícara de leite, uma lata de milho cozido no vapor, três colheres de amido de milho e três colheres de açúcar. Feito isso, leve ao fogo e mexa até engrossar. Prontinho! Agora é partir para a montagem.

Torta com calda quente

bolo-cappuccino-com-calda-quente-de-cafe-e-doce-de-leite  Sabe aquela torta que você faz divinamente bem e os clientes adoram? No inverno, dê uma cara nova a ela, oferecendo a opção de acréscimo de calda quente, que pode ser de chocolate, caramelo ou frutas vermelhas. O ideal é que ela seja enviada separadamente, de modo que o próprio consumidor possa aquecer. Se você tem um estabelecimento ou presta serviços de buffet, a calda pode ser acondicionada em recipientes/réchauds especiais, capazes de manter a temperatura adequada.

Escondidinho de carne seca

escondidinho  Uma supertendência dos casamentos e festas de 15 anos são os pratos quentes, servidos após os coquetéis. Uma receita que está fazendo muito sucesso, por ser servida em ramequins charmosos, é o escondidinho de carne seca. Saboroso e com um toque de brasilidade, ele se destaca dentre as opções de pratos quentes. E põe quente nisso!

Petit Gateau

Petit_Gateau_Microondas_100g_02

O petit gateau é um clássico do inverno! Mesclando sabores, texturas e temperaturas, o jogo do quente-frio proposto por essa sobremesa atrai até mesmo os paladares mais exigentes. O melhor de tudo é que apesar de ser uma receita sofisticada, ela é bem prática e econômica!

Boliviano

717_M

Esse salgadinho frito é um espetáculo e promete fazer muito sucesso na estação! O boliviano tinha tudo para ser apenas mais um salgado de festa, mas não é.  Recheado com frango, cebola, uva passas, salsa e pimenta, o resultado é uma explosão de sabores. Para ficar mais exótico, o bolinho é passado em uma mistura de açúcar com canela depois de frito.

Banana Flambada

cardapio-sobremesas-bananaflambada

Nas churrascarias e restaurantes, a banana flambada é uma das sobremesas queridinhas da estação. Tamanha popularidade não é à toa, pois o prato quente é de fato muito saboroso e harmoniza perfeitamente com as opções salgadas que são degustadas anteriormente.

Você já costuma preparar esses pratos? As receitas de inverno fazem sucesso entre sua clientela? Compartilhe conosco suas opiniões e experiências.