ColdStone

Se no verão há um boom no faturamento das sorveterias, no inverno a história muda de figura. Normalmente ele cai em até 70% nessa época do ano, mas tamanha queda ocorre não em função das baixas temperaturas, mas porque nem todas as sorveterias criam estratégias para atrair o cliente nessa época do ano.

Apesar de não ser tarefa simples vender sorvete no inverno, na Europa, por exemplo, o sorvete é uma sobremesa consumida o ano inteiro, independentemente do tempo frio. Nos Estados Unidos, o consumo nas sorveterias também é alto em todas as estações. Se você deseja que essa também seja a realidade da sua sorveteria, confira algumas medidas para fazer seu negócio bombar no inverno.

Aposte na climatização e ambientação do espaço

Decore e prepare a sua sorveteria para essa época do ano. Uma boa alternativa é investir em climatizadores que refresquem no verão e aqueçam no inverno. Desse modo a sua sorveteria vai ficar mais agradável e acolhedora. Para as noites frias, use uma iluminação especial através de luminárias que são a cara do inverno. Além de ficar supercharmosa, essa ambientação pode atrair os casais apaixonados.

Diversifique o cardápio sem fugir do conceito

É importante oferecer alternativas diferentes e variações do tradicional sorvete para driblar a baixa no movimento. Que tal incluir Petit Gateau, caldas quentes, fondues, crepes, tortas, sorvetes assados no cardápio? Vale muito a pena fazer essas inserções, mas é preciso tomar cuidado para não se distanciar do segmento sorveteria. Chocolate quente, café gourmet e caldos são ótimas pedidas para o inverno, mas definitivamente não combinam com seu estabelecimento.

Invista em propaganda

Não adianta fazer mudanças para aproveitar o inverno e não divulgar esses diferenciais para o consumidor. Invista em propaganda impressa, mas não abra mão de fazer ações nas mídias sociais. Através de canais como Instagram e Facebook é possível segmentar o público-alvo e ter um alcance mais expressivo.

Promova festivais

Você tem toda a estrutura para oferecer produtos e atendimento de qualidade, portanto, se o cliente não vai até sua sorveteria, sua sorveteria deve ir até o cliente. Promova festivais de sorvete em escolas, festas de igreja, comunidades etc. Se você gostou da ideia de festival, mas prefere usar essa metodologia na sua loja, fique à vontade! Venda voucher por um preço único e permita que em determinado dia da semana o cliente consuma sorvete à vontade durante “X” horas. Uma alternativa que está super em alta é levar carrinhos de picolé para eventos como festas de 15 anos e casamentos. Ele pode ser plotado, inclusive, com a arte personalizada do evento.

Crie promoções

Promoções no estilo “Compre um ganhe outro”, “Sorvete do dia”, “Faça sua festa na sorveteria” e “Desconto para aniversariante” funcionam em qualquer época do ano e vão dar uma mega movimentada no seu estabelecimento durante o inverno. Vale ressaltar que toda ação promocional deve ser estrategicamente planejada. Isso evita que elas gerem prejuízo em vez de lucros.

Expanda o negócio

Se você tiver oportunidade, expanda o seu negócio para regiões onde o inverno não seja muito rigoroso. Existem localidades no Brasil em que faz calor o ano inteiro. Faça uma pesquisa, monte um plano de negócio e cogite essa possibilidade. Só tome cuidado para não se precipitar!

E aí, gostou das nossas dicas? Que estratégias você utiliza? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco através dos comentários. Até a próxima e bons negócios!