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O setor gastronômico é muito dinâmico e exigente, portanto, ele requer qualidade não apenas na estrutura do ambiente, como também no preparo dos pratos, sabor e atendimento. O sucesso de um restaurante passa necessariamente por esses aspectos e descuidar de algum deles é o caminho mais curto para afetar a sustentabilidade e longevidade do estabelecimento.

Para que o seu negócio não tenha prejuízos com problemas que poderiam ser facilmente evitados, listamos algumas dicas simples e eficientes para melhorar o atendimento do seu restaurante e, consequentemente, o faturamento da empresa. Ficou curioso? Então continue lendo o nosso artigo!

Qualifique a equipe

Os profissionais são a alma do seu restaurante, pois são eles que aparecem para os clientes e materializam os serviços. Sendo assim, o bom atendimento depende fundamentalmente do quanto a equipe é qualificada e bem treinada. Isso vale para o Chef, assistentes de cozinha, gerentes, operadores de caixa, maîtres, garçons, enfim, para o grupo inteiro!

É necessário ter uma cultura organizacional bem definida e os profissionais devem estar alinhados com a missão, visão e valores do restaurante. Além disso, é preciso conhecer o cardápio a fundo e dominar técnicas de qualidade no atendimento. Frequentemente entidades de classe como Sebrae e CDL oferecem bons cursos nessa área.

Faça ações promocionais

Se tem uma coisa que o consumidor gosta é de promoção, afinal, todo mundo adora pagar menos ou ganhar mais em um negócio. Ações promocionais são a cereja do bolo no atendimento e podem ajudar bastante no processo de atração de novos clientes e fidelização dos antigos.

Criar promoções – principalmente nas sazonalidades –  é uma estratégia que funciona como um verdadeiro diferencial competitivo, entretanto, toda e qualquer ação nesse sentido deve ser bem planejada, especialmente no que diz respeito ao investimento. As promoções não devem ser despropositadas. Pelo contrário! Elas precisam ter objetivos bem definidos, prazos estabelecidos e orçamento adequado às condições da empresa.

Solucione o problema dos clientes

Muitos negócios afundam precocemente porque as reclamações e sugestões dos clientes não são ouvidas. Isso é um erro, até porque a propaganda boca a boca continua sendo a mais credível de todas e, querendo ou não, a insatisfação de um cliente pode manchar a imagem e reputação do estabelecimento.

Por essas e outras o  seu restaurante deve fazer de tudo para que o cliente se sinta satisfeito. Se ele reclamar, seja do atendimento ou da qualidade dos serviços, procure resolver o problema, ofereça uma nova experiência gastronômica, dê um desconto significativo, desculpe-se, mas não perca o cliente. Problemas acontecem em todo lugar, o que faz a diferença é a forma de lidar com eles!

Ofereça um atendimento personalizado

Cada cliente possui hábitos, gostos, expectativas e necessidades diferentes, portanto, eles não devem ser tratados de maneira padronizada. Sim! O atendimento deve ser customizado, na medida do possível, é claro! Uma boa maneira de fazer isso é perguntar o nome do cliente e chamá-lo de forma personalizada. Isso aproxima a empresa do consumidor.

Criar programas de fidelização e manter sistemas de CRM no restaurante também são boas pedidas! Além disso, observar o estilo do cliente e oferecer serviços que o agradem são excelentes alternativas para melhorar o atendimento. Por exemplo, se  ele estiver acompanhado da família, sugira opções adequadas no cardápio, como porções maiores e sobremesas que as crianças vão adorar.

E aí, gostou das nossas dicas? Como é o atendimento no seu restaurante? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco!