2118102579_ede68d6d12_z

Está se aproximando uma época do ano que pode significar aumento de renda para o setor de comércio: a Copa do Mundo. Apesar da enorme lista de problemas que vieram com a escolha do Brasil para sediar este evento da FIFA, não podemos negar que, no mês de junho e julho, o país estará em alta, recebendo uma grande quantidade de turistas estrangeiros e brasileiros por todas as cidades que hospedarão jogos.

Quem poderá lucrar com isto são os bares e restaurantes das várias cidades-sede do país, que vão ter que se desdobrar para atender novos clientes. Para aproveitar este momento de euforia e aumento de demanda, vamos deixar aqui cinco dicas de como seu comércio deve se preparar para a Copa do Mundo.

Coordenar escala de pessoal

A primeira preocupação de um gerente de restaurante ou bar em datas de grandes movimentos é ter sua equipe completa para atender a demanda. Por isto é interessante programar com antecedência a escala de funcionários, para que todos estejam cientes de quando trabalharão e folgarão. Além disto é importante manter funcionários em stand-by, para que possam ser chamados ao trabalho em caso de alguma falta ou imprevisto na equipe do dia dos jogos.

Tenha em mente que, nos dias de maior demanda, é interessante trabalhar com sua melhor equipe: funcionários preparados para grande exigência dos clientes e que sejam de sua total confiança. No caso específico da Copa do Mundo, ter funcionários que falem inglês também pode ser um diferencial.

Eventos e promoções para dia de jogos

Dia de jogo tem que ser um dia diferente em seu estabelecimento. Por isto é interessante pensar em possíveis eventos ou promoções que possam ocorrer durante o período da partida, para atrair a clientela. Em restaurantes é possível oferecer um esquema de buffet aberto, com valor específico para o dia, e em bares, o preço das bebidas pode ser diferenciado na hora do jogo. Use a criatividade e crie um evento específico, dentro dos limites de sua empresa.

Estratégias para ter o melhor preço

Não é segredo nenhum que os melhores preços atraem a maior parte dos clientes, por isto é importante começar a pensar em estratégias para competir com os outros restaurantes e bares da cidade. Vale a pena avaliar se a redução do preço de alguma bebida específica é capaz de trazer mais clientes para sua casa, revertendo em maior consumo dos outros itens do cardápio, que estarão com o preço normal.

Transmissão dos jogos

Preparar o seu negócio para jogos da copa do mundo não servirá de nada se o seu bar ou restaurante não está pronto para transmitir os jogos. Disponibilizar TVs bem localizadas e com bom tamanho para assistir os jogos ou providenciar telões para as partidas mais importantes são maneiras de ganhar o cliente. Lembre-se sempre de conferir se você tem o canal correto para a transmissão dos jogos, para não passar vergonha com a casa cheia.

Servir cardápio típico do país que está jogando

Uma ideia inovadora para restaurantes e bares durante a copa do mundo é servir uma opção de cardápio típico dos países participantes da copa. Estes detalhes podem chamar a atenção de clientes curiosos e exigentes. Em um restaurante, o prato do dia pode ser baseado na culinária típica de um dos adversários do Brasil, enquanto nos bares é possível elaborar bebidas e petiscos que remetem a algumas seleções participantes da Copa do Mundo.

Decoração e ambiente

Já tem a TV, as promoções, a equipe e o cardápio pronto pra copa? Então está na hora de arrumar o ambiente para este evento e, para isto, basta usar a criatividade! As cores da bandeira do Brasil estão sempre em alta, assim como usar bandeiras do país e de outros participantes. Se você tem um restaurante ou bar de uma região específica do mundo, vale também fazer sua homenagem: nada mais legal do que restaurantes italianos com cores da Itália, hamburguerias com decorações tipicamente americanas e bares mexicanos com músicas e uniformes típicos. Encontre seu perfil e divirta-se!

Estas são só algumas dicas para bares e restaurantes entrarem no clima da Copa do Mundo. Já que vai ter Copa, porque não aproveitar para ganhar dinheiro também, não é mesmo?

E você, tem outras sugestões de ações a ser utilizadas durante o evento? Compartilhe através dos comentários!