02I95583

A Copa do Mundo de 2014 no Brasil é um evento que vai mexer com toda a estrutura do comércio no país, não só na área de vestuário e esportes, mas também no ramo da alimentação, com a chegada de um grande número de turistas e também de novos clientes, que podem procurar algum produto específico para consumir nos dias de jogos.

Como a maioria dos brasileiros não vai conseguir comprar ingressos para jogos da nossa Seleção, é interessante o mercado se preparar para atender a estes torcedores que curtirão os jogos da sua própria casa ou em algum local com amigos. Você deve estar se perguntando como é que sua padaria pode lucrar com este evento, e, pensando nisso, vamos listar aqui cinco dicas para sua casa ganhar dinheiro com a Copa do Mundo!

Investir em vender produtos patrocinadores da Copa

Esta é a dica mais valiosa para as padarias e mercados que querem embarcar no clima de vendas da Copa: a grande parte dos patrocinadores oficiais são produtos de alimentação autorizados pela FIFA ou pela própria CBF, acompanhando a Seleção Brasileira e os outros jogos por todo o país. O interessante de se trabalhar com estas marcas é a possibilidade de participar de ações organizadas pela própria indústria para promover o aumento de vendas, como distribuição de brindes na aquisição de algum produto, descontos na compra ou até mesmo embalagens personalizadas. Além disto é importante lembrar que o cliente estará totalmente exposto a estas marcas durante o período da Copa do Mundo, portanto existe uma forte tendência de que ele saia a procura dos produtos que verá nas transmissões dos jogos ou na camisa dos jogadores.

Investir em receitas diferenciadas

Em eventos especiais é sempre importante investir em receitas diferentes para o cardápio, como uma maneira de chamar a atenção do cliente que é fiel a sua padaria e daquele que procura um produto diferente. Deixe a criatividade falar mais alto e crie receitas que pegam emprestado as palavras que vão ser muito utilizadas neste período, como Copa do Mundo, Seleção Brasileira e afins. Um “Pãozinho Brasileiro” vai vender muito mais do que um simples pão de sal em dias de jogo do Brasil.

Kits com receitas dos países participantes da Copa

Uma outra ideia inovadora é abusar da grande variedade cultural que a Copa do Mundo oferece para o telespectador. Alguns torcedores gostam de conhecer mais sobre os países que vão jogar contra o Brasil (e até mesmo os que não vão jogar), por isto pode ser interessante criar pequenos kits de lanches temáticos sobre alguns países mais emblemáticos da copa do mundo. Um kit da Itália, por exemplo, pode vir acompanhado de uma minipizza e uma pequena garrafa de vinho, enquanto o kit dos Estados Unidos pode ser composto de um simples hambúrguer de carne e queijo e uma lata de refrigerante. Para criar estes kits basta somente um pouco de imaginação e criatividade, e na época da Copa eles podem agradar a grande parte dos clientes.

Decoração do ambiente

Não adianta vender vários produtos relacionados à Copa se sua padaria não entrou no clima dos jogos. Por isso, não se esqueça de decorar a casa com as cores do Brasil, e atrair seus clientes. Vale também investir em um uniforme personalizado de seus funcionários (com camisas das cores do Brasil, ou representando países participantes da copa) caso você tenha um dinheiro em caixa para este fim. A personalização da casa atrai e diverte até mesmo os clientes mais exigentes.

Promoção de produtos para dia dos jogos

Especialmente nos dias de jogos do Brasil a procura por alguns alimentos e bebidas vai ser maior do que em dias normais. Para aproveitar este momento para vender mais, invista em promoções para produtos que possam ser consumidos juntos (por exemplo cerveja e petiscos como amendoim), ou em descontos na compra de uma quantidade grande do mesmo produto. Os clientes se sentem atraídos por este tipo de ação e podem consumir mais.

E você, acha que alguma destas dicas pode ser aplicada na sua padaria? Conte para a gente através dos comentários!