ovo_pascoa_materia

Que tal ser um pouco mais ousado nesta páscoa e fazer os seus próprios ovos de chocolate em vez de comprar um pronto? A produção pode significar muito mais do que uma simples redução de custos, mas também um gesto de carinho, já que o presente vai ser feito com suas próprias mãos. Vamos ensinar aqui o processo de fabricação em 6 passos simples para você fazer um ovo delicioso.

 

 

 

 

PASSO- A-PASSO

 

 

1

 

 

1) O primeiro passo é comprar todos os utensílios necessários para montar o seu presente de páscoa. Você vai precisar de duas formas de ovo de silicone, uma vasilha para colocar alimentos, uma espátula e 300 gramas de um chocolate de sua escolha. Esta quantidade é suficiente para montar um ovo tamanho 25.

 

 

 

 

passo-passo-ovo-pascoa39000

 

2) Comece partindo a barra de chocolate de sua escolha em pedaços bem pequenos. Para isto use uma faca ou um ralador, se preferir. Coloque em um recipiente próprio para o micro-ondas e derreta por cerca de um minuto e meio. Isto também pode ser feito em banho-maria, colocando o chocolate em recipiente que ficará em contato com a água fervente em uma panela. Desligue o fogo e observe o ponto do alimento derretido. Mexa bem, e cuidado pra água não espirrar no chocolate (isso o estragará)! Se desejar é possível comprar o chocolate já em pedaço, para facilitar o processo. Muito comum encontrá-lo no formato de moedas.

 

 

ovos(1)

 

 

3) Separe a forma do ovo que usará enquanto o doce é derretido. Quando estiver pronto, despeje, com ajuda da espátula, o chocolate líquido na forma, com cuidado para não deixar cair para fora. Atente para que todo o espaço do fundo da forma esteja coberto com o alimento. Observe se não houve formação de bolhas durante o processo, garantindo que a camada de chocolate fique homogênea e mais resistente.

 

 

passo-passo-ovo-pascoa39001

 

 

4) Acrescente, já com a forma coberta com o doce, a película de silicone (que vem junto com o kit) que auxiliará no molde do formato do ovo. Logo em seguida coloque a outra parte da forma em cima do silicone e pressione o chocolate – assim ele vai ocupar a parte lateral do ovo.

 

 

_8-620_8104524568066659477

 

 

5) Leve tudo à geladeira, com a cavidade do ovo virada para baixo, e só retire quando a coloração do chocolate perder o brilho, ficando opaca. Após endurecer, retire o ovo de chocolate da forma, com cuidado para não quebrar (lembre-se de também retirar a película de silicone).

 

 

linea-ovo-de-pascoa-2012

6) Depois de feita a primeira metade do ovo é só repetir o processo para montar o pedaço que falta. Junte as metades e embale em papel-alumínio, formando o ovo completo. Para decorar use a criatividade, escolhendo papéis coloridos e decorados, e feche tudo com uma fita para dar um belo laço.

Dicas extras

 

 

É importante lembrar que o tipo de chocolate utilizado pode ser de sua escolha, já que a receita funciona para chocolates ao leite, branco e amargo, atentando sempre à temperatura para derretê-los, que varia para cada tipo do doce. O branco, por ser mais leitoso e gorduroso, derrete mais rápido. Quanto mais amargo, menor a concentração de leite na formulação do produto e, consequentemente, mais tempo gasto para derreter.

 

E aí, gostou das nossas dicas? Você está pronto para começar a fabricar suas lembrancinhas de páscoa? Não deixe de comentar!