sprw-la-marie-patoA culinária nunca esteve tão valorizada e sofisticada como antes, por isto é possível notar o crescimento de casas e restaurantes especializados (ou não) em algum tipo de cozinha.No entanto, com o aumento da procura há também a chegada de clientes cada vez mais exigentes que buscam restaurantes diferenciados. Portanto,  para se manter neste mercado é extremamente importante estabelecer fortes estratégias para manter a clientela. Segue abaixo algumas dicas que podem auxiliar na fidelização de seu cliente!

Chef sempre presente

A presença frequente do chef do restaurante na casa é a garantia de que os pratos são sempre servidos com a mesma qualidade. O chef é mais do que um simples regente dos auxiliares de cozinha, ele é uma personalidade que os clientes querem ver, conhecer e elogiar. Sempre que possível ele deve circular pelo restaurante, cumprimentar clientes, verificar possíveis falhas e assegurar que todo o serviço é de qualidade. Este pequeno cuidado chama a atenção de clientes fiéis e esporádicos.

Atendimento de excelência do início ao fim do atendimento

Em algumas situações é impossível controlar a formação de grandes filas e longo tempo de espera para que o cliente chegue a mesa. Por isso, o atendimento deve ser de excelência desde o momento da chegada até a pedida da conta. Leve sempre em consideração que o cliente na fila de espera deve ser tão bem tratado quanto o que já se senta a mesa: ter um espaço com mesas, serviço de bebidas e aperitivos diminuem a ansiedade de quem está esperando para ser atendido. A saída também deve ser tratada com atenção: a conta, quando pedida, deve chegar rápido e o pagamento deve ser facilitado, evitando desgastes.

Bebidas sempre geladas

O tempo entre o pedido do prato e a chegada do mesmo deve ser tratada com atenção. O cliente que espera pode estar servido com uma bebida de seu agrado, o que ameniza sua espera pela chegada do alimento. Porém, se esta bebida é servida quente a sensação é de despreparo e desconsideração com o cliente. Tenha sempre sua geladeira abastecida e sirva suas bebidas na temperatura ideal para impressionar e agradar a todos.

Cardápios com visual inovador

Com tantos restaurantes de especialidades semelhantes, os detalhes podem fazer total diferença na fidelização do cliente. O cardápio é um dos mais importantes mensageiros do restaurante, podendo trazer identidade e características únicas a sua casa. A escolha das cores, dos modelos e do vocabulário usado variam de acordo com o estilo do restaurante, por isto fique sempre atento a imagem que deve ser repassada ao cliente.

Prato carro-chefe

Um dos grandes atrativos de clientes para restaurantes é a divulgação e investimento em um prato considerado carro-chefe da casa. Ele pode ser algo inovador ou comum, mas precisa ser preparado com excelência e inovação. O importante é que este prato, que é a especialidade do restaurante, deve ser responsável por trazer a maior parte dos clientes para a casa, por isto a atenção com ele deve ser redobrada: o sabor, apresentação e qualidade devem ser sempre impecáveis.

Perfil em mídias sociais

Em tempos atuais é impossível um local público sobreviver sem existir na internet, e esta vida eletrônica é estimulada pela presença de perfis em mídias sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. A presença de um canal atualizado e que interage com o cliente permite até que o restaurante opte em não manter um website de sua casa (uma prática que vem se tornando recorrente em restaurantes pequenos e alternativos). Porém esta dica precisa de ser aplicada com muita atenção, afinal manter um perfil de mídia social sem atualizações ou contato com o cliente pode resultar em uma propaganda negativa para o seu restaurante.

Com as dicas acima esperamos poder ajudar a inovar e atrair um maior número de clientes para a sua casa. Porém, nunca se esqueça que a criatividade não tem limites e que ninguém conhece mais o seu restaurante do que você mesmo, então nunca deixe de ousar, desde que dentro das suas capacidades.

E aí, gostou de nossas dicas? Não deixe de comentar!