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Sua rotina de treinos está ficando extensa, seu gasto energético cada vez mais alto e a necessidade de suplementar corretamente sua alimentação cresce junto com estes fatores. E como em qualquer rotina alimentar, você provavelmente já está ficando cansado de alguns produtos que utiliza e gostaria de testar algo novo, especialmente quando se trata de suplementação proteica.

 

A clara de ovo é uma opção muito procurada por atletas e praticantes de atividades físicas, já que suas características nutricionais tornam este alimento uma ótima opção de fonte proteica.

 

Rica em albumina

 

A albumina é uma proteína hidrossolúvel, de alto valor biológico, encontrada na clara do ovo. Ela é utilizada por praticantes de atividades físicas como uma boa opção para a obtenção de proteína pura, geralmente em substituição ao uso de whey protein.

 

Além disso, a albumina tem funções importantes para o nosso organismo, como manutenção da pressão osmótica do plasma sanguíneo e transporte de íons, ácidos graxos e hormônios. Ao consumir a clara do ovo não é necessário comprar suplementos de albumina isolada, que costumam ser caros.

 

Livre da polêmica do colesterol

 

Uma boa alternativa para optar pelo consumo da clara do ovo isolada em vez de preparar um ovo inteiro é que você evita correr o risco de ingerir colesterol, que se encontra em altas concentrações na gema do ovo. Existe uma grande polêmica na área da saúde em torno do consumo do ovo em função das concentrações deste composto já que pesquisadores ainda não conseguiram provar que a ingestão oral do colesterol pode refletir em aumento do colesterol sanguíneo. Por via das dúvidas, preparando somente a clara do ovo você estará livre deste problema.

 

Proteína isolada

 

A característica mais interessante do consumo da clara de ovo isolada é que ela pode ser considerada uma fonte proteica pura, isto é, ao consumir este produto você só ingerirá proteína. A clara do ovo não contém carboidratos e nem gordura em sua composição, se tornando uma alternativa muito interessante para o consumo isolado deste macronutriente.

 

Proteína de absorção lenta

 

A absorção da proteína vinda da clara do ovo é considerada lenta, o que promove um poder de saciação maior do que outros alimentos, visto que ela permanece mais tempo no trato gastrointestinal para ser absorvida. Esta característica é vantajosa para períodos de pós-treino ou intervalo entre refeições, já que controla a fome e o fornecimento de fontes proteicas para o organismo nestas situações. Vale ressaltar que a clara de ovo tem absorção mais lenta que o whey protein e mais rápida que a caseína.

 

Clara de ovo em tetrapak

Já é possível encontrar claras do ovos Pasteurizadas em embalagem Tetrapak. Esta opção apresenta as mesmas características nutricionais de uma clara de ovo comum, pode ser considerada mais prática (por já vir isolada) e evita desperdícios (por não ter que desprezar a gema do ovo). Além disso, as opções em tetrapak facilitam a cocção de bons omeletes sem gordura e sem bagunça.

 

Apesar de todas as características vantajosas citadas acima é importante relembrar que a utilização de qualquer suplementação para atividade física (especialmente as suplementações proteicas) devem ser prescritas e orientadas por um nutricionista. O consumo excessivo de proteínas pode sobrecarregar os rins e levar a danos mais sérios ao organismo a longo prazo.

 

Por isso, se for introduzir a clara de ovo em sua refeição como um acréscimo proteico (especialmente se você já é adepto ao consumo de outras proteínas), lembre-se sempre de consultar um especialista. Para você que vai adicionar a clara de ovo como uma opção de fonte proteica em sua refeição vale lembrar que ela é semelhante a um pedaço de carne, porém sem gordura e sem carboidrato. Aproveite!

 

E aí, o que achou de nossas dicas? Você já é adepto ao consumo da clara de ovo? Comente!

Confira nossas claras de ovos:

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