10 razões para você investir na Tapioca

4 minutos para ler

Você já deve ter ouvido falar na tapioca. Este carboidrato, tipicamente nordestino, também conhecido como Beiju, é preparada com fécula de mandioca hidratada (ou polvilho) que, quando esquentada em frigideira, forma uma panqueca branca e seca. Esta panqueca pode ser recheada com vários tipos de alimentos, ou servida somente com uma camada de manteiga, que é sua forma tradicional. Mas quais são as vantagens de se escolher uma tapioca em vez de optar por outro tipo de carboidrato? Vamos listar aqui 10 razões para você investir nesta iguaria brasileira e oferecer a seus clientes em seu negócio.

Praticidade

Preparar uma tapioca é muito simples e necessita só de um pequeno tempo de prática. Não é necessário untar a frigideira ou acrescentar algum outro ingrediente à fécula de mandioca: a tapioca requer apenas hidratar o polvilho (em alguns casos é possível comprar a fécula já hidratada) e colocar em uma chapa quente. A fécula quente forma uma goma que depois pode ser recheada como uma panqueca.

Versatilidade

A tapioca combina com vários tipos de ingredientes, de vários grupos alimentares, variando seus recheios em sabores doces ou salgados, com frutas, carnes, vegetais ou queijos. Não há segredo para rechear a sua tapioca, basta ter um pouquinho de criatividade.

Não contém glúten

A procura por alimentos sem glúten tem aumentado significativamente, já que os diagnósticos de doença celíaca tem se tornado mais confiáveis e fáceis de avaliar. A tapioca é uma excelente opção de carboidrato sem glúten, visto que a mandioca não apresenta este nutriente em sua composição nutricional.

Poucas calorias

Uma outra excelente vantagem da tapioca é seu baixo teor calórico. Enquanto uma panqueca preparada com farinha de trigo, ovo e leite pode chegar a até 200 kcal por unidade, uma tapioca sem recheio chega a cerca de 90 kcal. Este alimento é uma boa opção para seus clientes que querem reduzir a ingestão calórica diária.

Baixo teor de sódio

A tapioca é um produto natural e, por isto, apresenta menor teor de sódio em sua composição, já que não necessita deste mineral para aumentar seu tempo de conservação ou armazenamento.

Livre de gordura trans e açúcar

Uma panqueca de tapioca é preparada com somente a adição de farinha, água de hidratação e calor. Não há adição de açúcar ou gordura em seu preparo, se tornando excelente opção para seus clientes que devem evitar o consumo excessivo destes grupos alimentares.

Alto valor agregado

Como é somente uma mistura de fécula, água e calor, a tapioca é um produto relativamente barato para o preparo. Dependendo dos ingredientes utilizados em seu recheio, a venda da tapioca permite uma boa margem de lucro, já que o custo de sua matéria prima não é alta.

Diversidade

A tapioca não é somente um produto de se consumir em casa. Ela pode ser vendida em restaurantes à la carte, em um balcão de lanchonetes ou de rua ou em buffet self-service ou de grandes eventos. A facilidade de seu transporte e preparo permite que ela se torne um produto consumível em qualquer tipo de empreendimento no ramo alimentício.

Tradição

Um dos grandes valores da tapioca é sua tradição. Este é um produto tipicamente brasileiro, o que torna seu consumo visado em regiões onde é considerado comum, e uma iguaria em estados que não têm este alimento como base de sua cadeia alimentar. A culinária brasileira está em alta, dentro e fora do país, e o consumo da tapioca deve ser valorizado para atrair clientes.

Moda

A tapioca está na moda por causa de suas características nutricionais, sua tradição e sua facilidade de preparo. Aproveite este momento em que esta iguaria está em alta nos mercados, lanchonetes e restaurantes e usufrua de suas vantagens, especialmente agora no inverno, já que é fácil e leve de consumir e apresenta uma margem interessante de lucratividade.

ONDE ENCONTRAR?

Na distribuidora Nova Safra é possível  encontrar a Farinha para Tapioca da marca Amafil.

E aí, gostou do nosso artigo de hoje? Não deixe de compartilhar sua opinião sobre a tapioca nos comentários!

Você também pode gostar

Deixe um comentário